Especiarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Droga é qualquer substância que modifica as funções do organismo. As drogas agem no sistema nervoso central, ou seja, alteram a estrutura e a função cerebral do organismo, tirando a pessoa do seu estado normal de consciência.
As drogas são divididas em três grupos: estimulantes, depressores, e perturbadoras. Estimulantes mais conhecidas são cocaína, cigarro, café eanfetaminas (que são produzidas em laboratórios para uso em alguns medicamentos). Essas drogas aumentam a atividade do cérebro, causando excitação e uma sensação exagerada de bem-estar, ausência de sono, de fome e de cansaço.
Depressoras ao contrario, fazem o cérebro funcionar mais devagar, causando sono, diminuição dos reflexos e de coordenação motora. Os exemplos desse grupo são: sedativos,tranquilizantes, heroína e álcool.
Perturbadoras ou alucinógenas alteram o sentido da percepção da realidade, podendo causar delírios e alucinações o tempo parece passar bem lentamente, alguns fatos comuns parecem mais interessantes e engraçados do que o normal, a pessoa tem visões estranhas e fica com os pensamentos totalmente confusos; os principais exemplos desse grupo são a maconha ou marijuana eos componentes sintéticos derivados do LSD ou êxtase, também chamados de psicodélicos.
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo, o uso de cola, gasolina, benzina, éter, dentre outras substânciasquímicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente. A maioria dos consumidores de drogas parece ver além do comum em objetos, gestos ou até mesmo no vazio. Tendem a serem mais pensativos e extrovertidos ou mais isolados e agressivos.
Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade,influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou aguentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
Um fatorimportante é o fácil acesso as drogas. Na adolescência esse fator é determinante. Crianças e adolescente acabam usando o que está mais fácil de conseguir. Seja qual for o motivo que leve alguém a usar as drogas, é importante lembrar que: as drogas sempre alteram o funcionamento do organismo, em qualquer quantidade que for utilizada e independente do tipo. E isso traz prejuízos sérios a saúde,principalmente durante a fase de crescimento e desenvolvimento cerebral da adolescência.

DESENVOLVIMENTO

Drogas

As drogas são definidas como toda substância, natural ou não, que modifica as funções normais de um organismo. Também são chamadas de entorpecentes ou narcóticos. A maioria das drogas são produzidas à partir de plantas (drogas naturais), como por exemplo a maconha, que é feita comCannabis sativa, e o Ópio, proveniente da flor da Papoula. Outras são produzidas em laboratórios (drogas sintéticas), como o Ecstasy e o LSD. A maioria causa dependência química ou psicológica, e podem levar à morte em caso de overdose. . Existem exames médicos que conseguem detectar a presença de várias drogas no organismo – são chamados de Exames Toxicológicos.
As pessoas que tentam abandonaras drogas podem sofrer com a Síndrome de Abstinência, que são reações do organismo à falta da droga.
O tráfico de drogas é chamado de narcotráfico. Algumas dessas substâncias são utilizadas em medicamentos (drogas lícitas), outras são proibidas em quase o mundo todo (drogas ilícitas).
As drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso...
tracking img