Especiarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos(séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima. O surgimento e crescimento da burguesia também aumentou a demanda por produtos considerados de luxo na época, como, por exemplo, as especiarias.
No século XV, os comerciantes de Gênova e Veneza, cidades italianas, tinham o monopólio destas especiarias. Compravam no Oriente,principalmente na Índia e China, e vendiam com alta porcentagem de lucro no mercado europeu. Estas especiarias eram levadas para Europa através da rota do Mar Mediterrâneo, dominada pelos comerciantes italianos.
No século XVI, os portugueses descobriram uma rota alternativa para chegar ao oriente, através da navegação pela costa africana. Passaram a comprar as especiarias diretamente na fonte etiraram o monopólio dos italianos. As caravelas portuguesas chegavam à Europa carregadas de especiarias, que eram vendidas com alta taxa de lucro. Portugal se tornou uma potência econômica da época.
Este trabalho abordará as características das seguintes especiarias: Endro, Cardamomo, Cominho, Cúrcuma, Curry, Gengibre, Mostarda branca e negra, Noz-moscada, Pimenta da Jamaica, Urucum e Açafrão.¬¬¬¬¬





Noz-moscada

Extraído da árvore da família das miristicáceas (Myristica fragrans), não cultivada no Brasil, que cede o produto conhecido como noz-moscada, e cujos frutos, do mesmo nome, são cápsulas carnosas, das quais sai a semente única, a qual tem um arilo avermelhado e fortemente aromático, dito macis, que é a especiaria propriamente dita.Utilizado para acompanhar pratos comqueijo (tortas ou quiches), espinafre (suflê) e batatas (ao forno, gratinadas com queijo e creme de leite). Recomenda-se ralar na hora, para conferir um sabor mais forte, pois se previamente moída tende a perder o aroma rapidamente.

Gengibre

Trata-se do rizoma de uma erva da família das zingiberáceas (Zingiber zingiber), medicinal, dotada de flores verde-amareladas, hermafroditas, dispostas emespigas ovóides, no ápice dos pedúnculos, com brácteas florais esverdeadas, as margens amarelas, pontoadas de roxo, e cujo fruto é cápsula trilocular, com sementes azuladas, de albume carnoso. Ameniza o sabor do alho quando usado em conjunto.
Na forma in natura, pode ser transformado em conserva doce ou azeda.Muito utilizado em pratos orientais. Pode ser utilizado na forma natural, apenasralada.
Na forma em pó, podem ser utilizados em bolos, doces, frutas secas e biscoitos natalinos. Pose ser utilizada para aromatizar carnes ensopadas.

Cardamomo

É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias.
O cardamomo são as sementes de uma planta da família do gengibre, cultivada por suas sementes, utilizadas como condimento aromático. Seguido do açafrão é umadas especiarias mais caras do mundo. Podem ser utilizados em marinados, pratos com arroz, pães, bolos e doces.


Cominho

É conhecido desde 5.000 AC e foi encontrado nas pirâmides do Egito onde era usado na mumificação.
Planta de caule ereto, da família das umbelíferas (Cuminum cyminum), de flores alvas, róseas ou avermelhadas, e cujo fruto contém sementes aromáticas, condimentares eoleaginosas. Na forma de sementes ou em pó, é utilizado no preparo de carnes, geralmente associado à pimenta-do-reino. Muito utilizado na culinária árabe, marroquina, indiana e mexicana. Combina muito bem com carne vermelha, verduras ensopadas , feijão, lentilhas, queijos, frango, carneiro, lingüiça e etc...

Curcuma

É um produto de coloração amarelo-laranja, obtido de rizomas uma planta de...
tracking img