Esgoto predial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMA ABNT NBR:8160 – ESGOTO PREDIAL

Acadêmica: Denize Moretto
Professor: Michel Osmar Costa Paiva Costa
Matéria: Instalações Hidráulicas

Ouro Preto do Oeste – RO, 22 de Junho de 2011
NORMA ABNT NBR: 8160–ESGOTO PREDIAL
Objetivo
Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, paraatenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.
NBR 8160:1999
Esta Norma não se aplica aos sistemas de esgoto industrial ou assemelhado, a não ser para estabelecer as precauções que devem ser observadas quando, neste tipo de construção, estiverem associadas à geração de esgoto sanitário.
Definições
Para os efeitosdesta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
3.1 altura do fecho hídrico: Profundidade da camada líquida, medida entre o nível de saída e o ponto mais baixo da parede ou colo inferior do desconector, que separa os compartimentos ou ramos de entrada e saída desse dispositivo.
3.2 aparelho sanitário: Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso de água para fins higiênicos ou areceber dejetos ou águas servidas.
3.3 bacia sanitária: Aparelho sanitário destinado a receber exclusivamente dejetos humanos.
3.4 barrilete de ventilação: Tubulação horizontal com saída para a atmosfera em um ponto, destinada a receber dois ou mais tubos ventiladores.
3.5 caixa coletora: Caixa onde se reúnem os efluentes líquidos, cuja disposição exija elevação mecânica.
3.6 caixa degordura: Caixa destinada a reter, na sua parte superior, as gorduras, graxas e óleos contidos no esgoto, formando camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que estes componentes escoem livremente pela rede, obstruindo a mesma.
3.7 caixa de inspeção: Caixa destinada a permitir a inspeção, limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações.
3.8 caixa depassagem: Caixa destinada a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário.
3.9 caixa sifonada: Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.
3.10 coletor predial: Trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistemaparticular.
3.1 coletor público: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo do seu comprimento.
3.12 coluna de ventilação: Tubo ventilador vertical que se prolonga através de um ou mais andares e cuja extremidade superior é aberta à atmosfera, ou ligada a tubo ventilador primário ou a barrilete de ventilação.
3.13 curva de raiolongo: Conexão em forma de curva cujo raio médio de curvatura é maior ou igual a duas vezes o diâmetro interno da peça.
3.14 desconector: Dispositivo provido de fecho hídrico destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.
3.15 diâmetro nominal (DN): Simples número que serve como designação para projeto e para classificar, em dimensões, os elementos dastubulações, e que corresponde, aproximadamente, ao diâmetro interno da tubulação em milímetros.
3.16 dispositivo de inspeção: Peça ou recipiente para inspeção, limpeza e desobstrução das tubulações.
3.17 dispositivos de tratamento de esgoto: Unidades destinadas a reter corpos sólidos e outros poluentes contidos no esgoto sanitário com o encaminhamento do líquido depurado a um destino final, demodo a não prejudicar o meio ambiente.
3.18 esgoto industrial: Despejo líquido resultante dos processos industriais.
3.19 esgoto sanitário: Despejo proveniente do uso da água para fins higiênicos.
3.20 facilidade de manutenção: Viabilidade prática de manutenção do sistema predial.
3.21 fator de falha: Probabilidade de que o número esperado de aparelhos sanitários, em uso simultâneo, seja...
tracking img