Esgotamento do ipv4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ESGOTAMENTO DO IPV4 NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES





GARCIA, Rubens Neri[1]


YAMAUE, Jorge Joji[2]










RESUMO

Através do método de pesquisa bibliográfica, este artigo tem por objetivo realizar um estudo de caso sobre as prováveis causas do esgotamento do IPv4 na rede mundial de computadores e as tecnologias utilizadas na tentativa de adiar oseu esgotamento. O protocolo IPv6 foi dado como solução para este problema, apresentando benefícios partindo desde a otimização de desempenho na rede, até mesmo abrir portas para inovações. Para isto os dados coletados foram interpretados junto à entidade IANA, que é responsável pela distribuição dos blocos de protocolos IP.

Palavras-chave: IPV4, IPV6, IP.







THE DEPLETION OFIPV4 OF GLOBAL NETWORK OF COMPUTERS

ABSTRACT
Through a bibliographical research, this article intends to carry out a study about the probable causes of IPv4’s depletion on the World Wide Web and the technologies used in an attempt to postpone its exhaustion. The IPv6 protocol was given as a solution to this problem, presenting benefits that start with the optimization of the network’sperformance and lead to opening the doors to innovation. For that, collected data were interpreted by IANA, the entity responsible for distributing the blocks of IP protocols.


Key-Words: IPv4, IPv6, IP.




1. INTRODUÇÃO
Estimasse que em meados de 1980, que a internet não passava de uma pequena e despretensiosa rede acadêmica de computadores, que poderia ter no máximo de 50 a100 computadores interligados entre si, através de cabos metálicos e que não havia qualquer pretensão de uso comercial.
Criado como a solução para expandir a internet na década de 1990, o IPv4 vinha a ser uma tecnologia sem perspectivas, pois a política de alocação de endereços não contribuiu para que a tecnologia se mantivesse no mercado por muito tempo, diziam até que não se estenderiapor mais de 3 anos. Criava-se então um possível colapso global com o crescimento das redes e da internet de forma descontrolada naquela época.
Embora o endereçamento do IPv4 representa-se 4.294.967.296 endereços possíveis, o seu fim era dado com certo, com isso novas alternativas deveriam ser apresentadas para que a internet não viesse a ser apenas um mito. Neste momento, a ferramenta chamadaNAT ganha espaço por prolongar a vida da rede com sua conversão de IP’s privados em públicos.
Passado este momento turvo, uma nova tecnologia surge com a função de não só substituir o protocolo IPv4, mas mostrar inúmeros benefícios para as operadoras, programadores e clientes finais que fazem uso do IP no dia a dia.
Tendo esta problemática em mãos, muitos mitos e notícias foramespalhadas na internet com o intuito de difundir a tecnologia denominada IPv6. Através deste tema polêmico iremos fazer um estudo de caso com o objetivo de mostrar como será dada a transição destas tecnologias nos próximos tempos, debatendo com ideias e cenários do cotidiano com a finalidade de explorar um pouco mais seus benefícios e adequações que devem ser realizadas para que a migração seja bemsucedida.
Visando a ideia de divulgar os benefícios desta nova tecnologia, iremos sugerir que sejam tomadas algumas providências quanto ao cenário de equipamentos e quais os cuidados a serem observados para não montar seu projeto com um cronograma tardio.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


O Internet Protocol mais conhecido como IP, é considerado uma forma especificação ou até mesmo umpadrão que possibilita comunicação entre equipamentos dotados de porta de comunicação LAN em sistemas operacionais diferentes.
Segundo Torres (2001, p.5), “As redes de computadores surgiram da necessidade da troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado distante de você”.
O IP é um dos vários protocolos existentes no pacote conhecido...
tracking img