Esfinge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Angélica Mayra Santos Santana
Jaciara de Aguiar Viana
Liliane de Albuquerque Cavalcanti

PESQUISA SOBRE AS ESFINGES

MACEIÓ, 2012
Faremos uma breve introdução mencionando alguns escritos do livro de Pierre Weil e Roland Topkow, “O Corpo Fala” eles escrevem que as esfinges são símbolo muito antigo eaparece em várias culturas. No livro o corpo do Boi (representa o abdômen que significa Vida Instintiva e Vegetativa, Leão (representa o tórax que é Vida Emocional), Águia representa a cabeça Vida Mental (Intelectual e Espiritual), Homem representa o conjunto (Consciência e domínio dos três inconscientes anteriores).
A maior e mais famosa esfinge conhecida é Seshesp, a esfinge de Gizé, sita noplanalto de Gizé no banco oeste do rio Nilo, feito em dois ao leste, com um pequeno templo entre duas patas. O rosto da esfinge é considerado como a cabeça do faraó, Quéfren ou possivelmente do seu irmão o faraó Djedefré.

Outras esfinges egípcias famosas incluem a esfinge de alabastro de Mênfis, hoje localizada dentro de um museu e as esfinges com cabeça de ovelha (em grego, criosfinges) querepresentava o deus Amon, em Tebas.

Na mitologia grega existe uma única esfinge, um demônio exclusivo de destruição e má sorte. Essa figura representada em pinturas em vasos, assentada ereta de preferência do que estendida, como um leão alado com uma cabeça de mulher; ou ela foi uma mulher com patas, garras e peitos de um leão, uma cauda de serpente e asas de águia, na qual essa esfinge ficouconhecida como o enigma da esfinge, decifra-me ou devoro-te.

Outra esfinge é mencionada pelo poeta Sófocles na tragédia de “Édipo rei”, a esfinge do poeta foi a mais famosa, mais existe uma diversidade delas. Corpo de leão, dorso e seios de mulher, asas e em algumas versões uma cauda de escorpião. Na cidade de Tebas ela apresentava a todos o seu enigma uma charada mortal que se a pessoa nãorespondesse seria devorada pelo monstro. A cidade de Tebas estava assolada pelo monstro e a rainha já havia oferecido seu reino pra quem quer que fosse independente de suas origens e posses só para se livrar daquele mal. Um jovem chamado Édipo se apresentou a frente a esfinge e a desafiou a cruel cantora então disse sua charada mortal.
“Que animal anda de dia com quatro patas, de tarde com duas e anoite com três?”
Édipo respondeu o homem, então tomou posse de Tebas e sem saber casou-se com a rainha que era a sua mãe.
A esfinge esta presa a terra, tem asas, mas estas de nada lhe servem pois não pode voar. Ela representa os desejos terrenos, se assemelha as sereias, com seu corpo feminino e sua canção mortal seduz e leva os homens a ruína, para resistir a esta tentação é preciso descobrir a simesmo, é preciso desvendar o enigma que a resposta é o homem, não como um gênero, mas abrangendo toda a espécie humana. Enquanto os humanos não se descobrirem continuarão sendo arruinados pelos seus desejos terrenos, a esfinge triunfara.

As esfinges egípcias, é classificado em diferentes tipos de esfinges e um Androesfinge. A esfinge egípcia tem uma cabeça humana em um corpo de leão. Para maisde mil anos tem sido utilizado por bruxos e bruxas para cuidar de esconderijos valioso e secreto. Altamente inteligente, delicia com a sua esfinge charadas e enigmas. Geralmente, só é perigosa quando é ameaçada de custódia
Uma das esfinges mais admirados é atribuída ao rei Khaf-Ra, e é uma representação da face deste rei e do corpo de um leão deitado.

Batizada de "Esfinge", a estátua retrata amodelo inglesa de 32 anos com seus tornozelos atrás da cabeça.
Uma série de cinco esculturas do artista Marc Quinn retratando Kate Moss – incluindo a "Esfinge" – será exibida em Nova York pela primeira vez em 2007.
O escultor Marc Quinn diz sobre Kate Moss: “.. Ela é uma versão contemporânea da esfinge. Um mistério. Deve haver algo nela que “clicou” com o inconsciente coletivo para torná-la...
tracking img