ESFERA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME DA INSTITUIÇÃO

NOME DO ALUNO






ESFERA











LOCAL
DATA



NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME E NUMERO DO ALUNO






ESFERA





Trabalho apresentado á disciplina de Matemática do NOME DA INSTITUIÇÃO como requisito para obtenção de nota parcial referente ao (1,2,3 ou 4°) Bimestre.
Professor orientador: NOME DO PROFESSOR




LOCAL
DATAINTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com o objetivo aprofundar-se mais sobre um tópico matemático da Geometria Espacial, conhecido como Esfera. Geometria Espacial é o estudo da geometria no espaço, em que estudamos as figuras que possuem mais de duas dimensões. Essas figuras recebem o nome de sólidos geométricos ou figuras geométricas espaciais e são conhecidas como: prisma, pirâmides, cone,cilindro, esfera. A Esfera é definida como uma superfície curva contínua cujos pontos estão equidistantes de outro fixo e interior chamado centro, ou seja, é uma superfície fechada de tal forma que todos os pontos dela estão à mesma distância de seu centro, ou ainda, de qualquer ponto de vista de sua superfície, a distância ao centro é a mesma. Uma esfera é um objeto tridimensional perfeitamentesimétrico. Na matemática, o termo se refere à superfície de uma bola.






















ESFERA

Chamamos de esfera de centro O e raio R o conjunto de pontos do espaço cuja distância ao centro é menor ou igual ao raio R. A esfera é também o sólido de revolução gerado pela rotação de um semicírculo em torno de um eixo que contém o diâmetro.

ELEMENTOS DA ESFERAConsiderando a superfície de uma esfera de eixo e Com base na definição adotada nesse trabalho podemos destacar os elementos da esfera como:
• Equador – circunferência maior da esfera de centro “O”;
• Paralelos – circunferências concêntricas ao equador que não passa pelo centro “O”, pois está em um plano paralelo ao equador;
• Meridianos – circunferências resultantes da interseção de um plano quepassa pelo centro “O” da esfera e é perpendicular ao plano que contém o equador.
• Eixo esférico – segmento de reta que liga os dois pólos e passa pelo centro da esfera;
• Pólos – pontos de interseção entre a esfera e o eixo;
• Centro esférico – ponto que marca o centro da esfera;
• Hemisfério – semi-esfera, ou seja, uma das duas partes da esfera seccionada na circunferência maior.
Podemosperceber que os nomes dados às partes da esfera, são basicamente os mesmo quando nos referimos ao globo terrestre, pois podemos considerar o globo como uma esfera, ou seja, o planeta terra é considerado um sólido esférico, portanto, têm um eixo, os pólos, que são chamados de pólo norte e pólo sul, os meridianos, o equador e os paralelos, que no caso da terra destacam-se dois e chamam-se trópicosde câncer e de capricórnio.
RELAÇÕES MATEMÁTICAS NA ESFERA
Devido a essas inúmeras utilizações, a esfera possui, de acordo com a Matemática, no que diz respeito à Geometria Espacial, Área e Volume que são determinados por expressões algébricas matemáticas.
VOLUME DE UMA ESFERA
A partir dessa formula podemos Calcular o volume de uma esfera.

Nesta equação, "V" representa o volume e "r"representa o raio da esfera. O segundo passo é encontrar o raio, se você recebeu um raio, então você pode passar para o próximo passo. Se você recebeu um diâmetro, então você pode dividi-lo por dois para conseguir o raio. Assim que você souber qual é o raio, escreva seu valor. Digamos que o raio que você está trabalhando é de um centímetro.
Uma observação também é que caso você tiver apenas ainformação da área da superfície da esfera, então você pode descobrir o raio encontrando a raiz quadrada da área da superfície dividida por 4π.
O terceiro passo seria elevar ao cubo o raio, basta multiplicar por ele mesmo duas vezes, ou elevá-lo à terceira potência. Por exemplo, 1 cm3 é na verdade apenas 1 cm x 1 cm x 1 cm. O resultado de 1 cm3 é simplesmente 1, já que 1 multiplicado por si mesmo...
tracking img