Escritos da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCRITORES DA LIBERDADE


Cansada de uma antiga rotina de trabalho, a professora Erin Gruwell, chamada pelos alunos de “Senhora G”, aposta com todo entusiasmo em seu novo emprego, em uma escola que foi conhecida pelos seus méritos e bons alunos, salientamos que esse titulo a mesma foi perdendo devido o Governo adotar o sistema de Integração, assim sendo a escola começa a receber alunos dediversas classes sociais, sobretudo marginalizados fazendo com que fosse perdendo sua fama entre as melhores escolas. Gerando a Diretora, certa desilusão, pois via aos poucos sua escola sendo “contaminada” pelos rapazes e moças das favelas.
A principio para aquela professora não foi fácil, os alunos traziam consigo pensamento fechado, talvez pelas realidades vivenciadas, mas isso não foi motivopara a “Senhora Gruwell” desistir. Desenvolveu uma pratica de ensino a ser desenvolvida naquela sala, usando da musica, própria da realidade deles, como uma forma de ensinar a produção de poemas, partilha de vida, experiência, dentre outros trabalhos. Aos poucos ela foi conquistando o seu espaço, dedicando-se cada vez mais aqueles alunos, que eram totalmente discriminados no ambiente escolar,alguns chegando a usar até tornozeleiras de rastreamento e entravam na sala somente na segunda chamada, quando os “alunos bonzinhos” já tivessem entrado.
Muitos foram os desafios encontrados pela Professora, inclusive no relacionamento com o seu esposo, o tempo da “Senhora G” começara a reduzir até para o marido, pois a mesma decidiu a encontrar novo emprego, no objetivo de angariar recursos quefosse suporte para ajudá-la adquirir material para a turma, que a escola não fornecia, com isso sua relação com o marido tornou-se cada vez mais difícil. Enquanto isso, na escola, com a metodologia da escrita em diários, adotou um projeto de leitura e escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos os alunos liam o livro e a partir deste, registram em seus diários tudo o que sentiremvontade de escrever a respeito da sua vida. O projeto foi dando certo e despertando nos alunos o gosto pela matéria que a professora estava ensinando, ouve da parte de alguns, até um certa angustia ao ler o Diário de Anne e ver um final como eles não esperavam, despertando o desejo de conhecer a autora, com isso organizaram eventos com objetivo de arrecadar dinheiro objetivando trazer a escritora acidade, desejo este realizado a ponto da mesma ter um encontro com eles em sala de aula. Os alunos participaram de visitas em museus e exposições, viram a realidade e consequências da guerra, e isso foi os deixando comovidos e instigados a uma mudança de vida.
Aos poucos a mudança foi acontecendo naquela sala de aula que um dia foi tão rejeitado pelos outros professores, aqueles alunos derealidade difíceis, condenados a morte, pois a violência estava dentro de casa, isso tudo foi mudando, houve reconciliações dentro da sala bem como em suas casas, o trabalho da professora estavam dando frutos. No fim do ano letivo, publicaram o livro: “O diário dos escritores da liberdade.”
Com base na análise feita no filme, é válido ressaltar que muitas vezes em nossas escolas de hoje, necessitemde uma melhor integração entre sociedade e corpo escolar, pois o mesmo proporciona um dialogo entre a realidade cotidiana e a educação escolar. Alunos necessitam de um melhor investimento por parte do governo, para que possam sentir-se motivados a fazerem a diferença. A capacitação de professores também é de suma importância, pois o mesmo possibilita uma maior interatividade e uma dinamização doconteúdo a ser passado. Por fim, o preconceito é ainda, o maior desafio a ser enfrentado, pois provoca certa revolta por parte daqueles que sofrem, levando a talvez ser esse o problema da pouca frequência nas salas de aula de alguns menos favorecidos.
O mesmo apresenta uma realidade retratada atualmente, nas diversas contradiçõesmeio a Sociedade contemporânea relações sociais/humanas que...
tracking img