Escritores da libedade

Páginas: 4 (875 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
CLÉVERTON ARAMIS DE OLIVEIRA TAVARES

ESCRITORES DA LIBERDADE

Resenha do filme Escritores da Liberdade de Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade paraaprovação na disciplina Comunicação, Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha.

Cachoeirinha

2008
Escritores da Liberdade

Cléverton Aramis de Oliveira Tavares[1]
Graduado emCiências,Licenciatura Plena, Habilitação em Matemática pela FAPA[2]

O filme Escritores da Liberdade aborda valores de convivência em sociedade. Em uma escola dos Estados Unidos, a professora Senhora Gruwell,recém contratada, encontra rejeição da turma de primeiro ano do Ensino Médio, sala 203. O conhecimento da historicidade e do cotidiano de seus alunos foi fator fundamental ao resgate da identidadecidadã destes e do sucesso de seu trabalho realizado.

Os alunos são marginalizados socialmente. Muitos vivem em ambiente de racismo e violência. A turma é composta por alunos afroamericanos e umaluno de etnia branca. Quase todos foram alvos de tiros de arma de fogo. Uma das falas dos alunos retrata fielmente o cotidiano: “Quando se morre pela sua gente, morre com respeito!”.

Em seuprimeiro dia de escola, a professora de língua nativa Senhora Gruwell assistiu discussão gratuita dos alunos em sala de aula e uma briga generalizada no pátio. Constatou que a turma é formada porgrupos rivais, que dividem espaços (fronteiras) entre as classes.

Numa saída noturna a um mercado de posto de gasolina, os grupos rivais se encontraram e houve um assassinato. Colegasprofessores afirmam que a integração é uma mentira, pois não se pode querer fazer com que alguém queira Educação, pode dar-se referências de respeito e atitudes. Citaram ainda que o programa educacional quer éinstitucionalizar os alunos até eles desaparecerem.

Propondo uma dinâmica de aula que envolvesse os alunos, a professora tentou trabalhar música e poesia de acordo com o gosto popular da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escritor
  • Escritores
  • escritor
  • Escritor
  • escritor
  • Escritores
  • escritores
  • escritores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!