Escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho destaca os diversos tipos textos na utilização de recurso que sirva como norteadores na orientação de produção textual de uma turma em sala de aula do ensino Fundamental. Tem como referência teórica a concepção construtivista da aprendizagem, com o intuito de contribuir com a ajuda das diversidades de tipologias textuais para uma prática pedagógica mais eficaz ecriativa, em oposição às práticas vigentes. Embora não se constitua uma novidade, sabe-se que tais práticas não são habituais na maioria das aulas de turmas regulares do Ensino Fundamental. Portanto caracteriza-se e como uma pesquisa do tipo bibliográfica que descrevendo que para elucidação das questões de estudo com base em analises de estudo de teóricos que constata e para tanto, ousa-se queeste trabalho venha promover situações de encontros com diversos tipos de texto (informativo, descritivo e lúdico) na exposição de leitura dinâmica em sala de aula e assim possa ajudar os novos educadores a entenderem como auxiliar seus educando a concatenar suas ideias com estimulo da imaginação e a afetividade para a propicia a aprendizagem na escrita numa produção de texto de formaqualitativa. Para fundamentação e análise dos dados utilizaram- se das teorias de: Geraldo Peçanha Almeida (2005); Vasco Pedro Moreto (1996); Celso Ferrarezi (2000) Josette Jolibert (1994);Beatriz Cardozo; Leonor Lopes Fávero (2001) e Ludke (1996).
Palavras–chave: 1. Leitura e produção textual. 2. Tipologia textual. 3. Concepção construtivista. 4. Prática pedagógica.INTRODUÇÃO

Esta pesquisa ousa explicitar a importância de trabalhar com metodológicos determinantes nas produções de textos das séries iniciais do Ensino Fundamental por considerar relevante a explanação desta metodologia numa proposta construtivista embasada em vários teóricos que seguem esta tendência pedagógica.
Atualmente, a sociedade e a escola estão despertandopara uma nova realidade e imerge, de forma generalizada, novos rumos para a educação na escola. Onde o foco está na aquisição de habilidades no campo afetivo, no cognitivo e no psicomotor, que identifiquem as competências do novo profissional e cidadão, sendo capaz de interagir na contextualidade de mundo em transformação e ampliação nas áreas tecnológicas, comunicacionais, éticas e sociais. Nestepatamar, norteia que as aula devam continuar na mesma linha de pergunta e resposta e com desafios e explicações, equilíbrio e reequilíbrio cognitivo na compreensão dos textos produzido pelos educandos.
Saber ler e escrever são condições necessárias para a participação ativa no contexto de mundo globalizado em mudanças constante na era da comunicação e grande fluxo tecnológico.Desta forma espera se que no percurso do ensino fundamental os alunos adquiram progressivamente
competências lingüísticas para que essa participação seja de forma crítica e ativa. Estes são os objetivos e finalidade do ensino da Língua Portuguesa.
Quando se afirma a finalidade das atividades da Língua Portuguesa seja o de priorizar o trabalho com a linguagem em torno de dois eixosfundamentais: o uso da língua oral e escrita e a análise e reflexão sobre a mesma.
Ao trabalhar com as diversidades textuais numa proposta construtivista, procura-se aliar esses objetivos enfatizando o diferencial da expressão oral, leitura e escrita aliadas as necessidade expressiva, de forma prazerosa e lúdica, pois nesta faixa etária é fundamental a interação com adiversidade de textos, pois ampliam a visão e fundamenta a concatenação das idéias de tipologia textuais usadas em determinados momentos e situações.
A estruturação deste trabalho está sustentada numa perspectiva construtivista embasada num referencial teórico composto por autores como Geraldo Peçanha Almeida (2005); Vasco Pedro Moreto (1996); Beatriz Cardozo & Leonor Lopes Fávero...
tracking img