Escrevendo cartas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO

A carta é uma forma de produção textual que nasceu com a necessidade do homem de se comunicar à distância. O primeiro registro de carta durante a história foi ás inscrições rupestres, as quais eram cartas em forma de símbolos. No Brasil a forma mais antiga é a carta-registro de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal Dom Manuel I, relatando o descobrimento das novas terras. As cartasditas “sociais” eram mais comuns antes do advento da tecnologia. No entanto, com a evolução da informática, hoje temos o e-mail, veículo de informação que transporta vários tipos de cartas a todo o momento.
A carta é uma modalidade redacional livre, pois nela podem aparecer a narração, a descrição, a reflexão ou o parecer dissertativo. O que determina a abordagem, a linguagem e os aspectosformais de uma carta é o fim a que ela se destina: um amigo, um negócio, um interesse pessoal, um ente amado, um familiar, uma seção de jornal ou revista etc.
A estética da carta varia consoante a finalidade. Se o destinatário é um órgão do governo, a carta deve observar procedimentos formais como a disposição da data, do vocativo (nome, cargo ou título do destinatário), do remetente e a assinatura.No caso das correspondências comerciais e oficiais - textos jurídicos, comunicados, ofícios, memorandos emitidos por órgãos públicos -, a linguagem é muitas vezes feita de jargões e expressões de uso comum ao contexto que lhes é próprio

FORMAS DE CARTAS

As cartas podem ser: comercial, pessoal, formal, informal, de amor, de despedida, argumentativa, ao leitor, resposta.

Comercial: acarta comercial, também chamada de correspondência técnica é um documento com o objetivo de fazer uma comunicação comercial, empresarial. A redação comercial tem como características comuns: a clareza, estética e linguagem. Além de o texto ser claro tem que ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações; a linguagem deve ser concisa e objetiva, passando as informações necessárias semficar usufruindo de recursos estilísticos.

Pessoal: Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares. As características deste tipo de gênero textual são simples, não possuem muitas regras e estruturas a ser seguido, o assunto é livre e geralmente de ordem intima, o tamanho varia entre médio e grande, quando é pequeno é consideradobilhete e não carta.

Formal: A carta formal é aquela que escrevemos para uma instituição, para uma entidade pública ou privada, de acordo com uma estrutura rígida convencionada que deve ser respeitada. Em primeiro lugar, deve surgir a identificação do remetente e do destinatário e respectiva morada. Em seguida, a designação do local e da data. Posteriormente, a denominação do destinatário erespectiva fórmula de tratamento. A seguir, surge o corpo da carta propriamente dito. O último parágrafo condensa a fórmula de despedida e por fim aparece a assinatura do remetente.

Carta de Amor: A carta de amor tem característica informal, e tem como destinatário a pessoa amada, tem como particularidade o romantismo.
Ex:
Querido (nome),

Não sei se você assistiu pela TV ao casamento dospríncipes. Caso tenha assistido, acredito que não teve a mesma emoção e entusiasmo que eu tive. Quando assistia às cenas do casamento meu coração batia muito mais forte dentro do peito, vendo aquelas imagens diante de olhares extasiados.
Confesso que viajei, sonhando em ser aquela garota privilegiada, escolhida pelo seu príncipe encantado. Via você em trajes de herdeiro do trono, esperando-me ansiosono altar... E os aplausos para nossa felicidade, depois do casamento realizado.
Aquelas cenas mexeram com o meu inconsciente, embora seja muito feliz ao seu lado, vivendo uma realidade invejável. Mas como mulher romântica e sonhadora, imaginei-me naquele sonho deslumbrante de nova princesa, em um reino poderoso, tendo você como meu par.
As coisas e os fatos bonitos, como esse casamento de...
tracking img