Escrescravidão no brasil

3245 palavras 13 páginas
ESCRAVIDÃO NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento acadêmico na disciplina de metodologia, do curso de História, da Fundação de Ensino Superior de Olinda, ministrado pelo professor Leonardo Rolin.

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIO DE OLINDA – FUNESO
OLINDA - 2011

INTRODUÇÃO

Sobre a escravidão dos negros e seu comércio parece que naqueles tempos. Não havia dúvidas nem escrúpulo, pelo menos não causaram essas questões aos povos e aos governos a mesma inquietação, perturbação, e tormento, que a respeito dos índios.
A metrópole protegia o comercio de escravos para a colônia, a título de desenvolvimento e progresso da lavoura, conferindo privilégio e favores.
A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na áfrica e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da religião Nordeste.
Os escravos também trabalharam nas minas de ouro, a partir da segunda metade de século XVIII. Tanto nos engenhos quanto nas minas, os escravos executavam as tarefas mais duras, difíceis e perigosas.
A maioria dos escravos recebia péssimo tratamento. Comiam alimentos de péssima qualidade, dormiam na senzala (espécie de galpão úmido e escuro) e recebiam castigos físicos.
O transporte dos africanos para o Brasil era feito em navios negreiros que apresentavam péssimas condições. Muitos morriam durante a viagem. Os comerciantes de escravos vendiam os negros como se fossem mercadorias.
Os escravos não podiam praticar sua religião de origem africana, nem seguir sua cultura. Porém muitos praticavam a religião de forma escondida. As mulheres também foram escravizadas e executavam, principalmente, atividades domésticas os filhos de escravos também tinham que trabalhar por volta dos oito anos de idade.
Muitos

Relacionados