Empresas privadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Amélia de Jesus Carneiro
















Avaliação do Desempenho nas Empresas Privadas:
Estudo de caso na Manica Freigth Service






















UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA
Faculdade de Ciências Pedagógicas
Departamento de PAGE
Maputo 2009





Maria Amélia de Jesus Carneiro












Avaliação do Desempenho nas EmpresasPrivadas:
Estudo de caso na Manica Freigth Service





Método de Investigação Científica

Bacharelato e Licenciatura em Economia e Educação
Curso de Economia & Educação




dr. Artur Bernardo










UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA
Faculdade de Ciências Pedagógicas
Departamento de PAGENovembro, 2009


Índice

1- Resumo
2- Introdução
3- Conceituação
4- Conclusão



































Resumo

A pedagogia desenvolve-se na base das suas categorias. As suas manifestações constituem conceitos precisos de acordo com as conformidades da sua natureza. Os seus conceitos e sua natureza justificam-na como ciência e suasformas de operacionalização. Portanto, a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e formulação do espírito de cada indivíduo.
Uma população educada é fundamental para o desenvolvimento nacional. A educação é considerada um fator-chave na promoção do bem-estar social e na redução da pobreza, pois pode afetar positivamente a produtividade nacional e, por via disso,determinar padrões de vida e habilidade das nações competirem na economia global.
Uma vez que a Globalização está fazer com que as empresas sem as proteções oficiais das reservas de mercado, tenham que se ajustar á nova economia, adequando seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas, há necessidade de desempenho nas organizações para melhorar a produtividade. Por essa razão aescolha do tema de “Avaliação de Desempenho” pois, constitui um papel fundamental para o desenvolvimento das organizações.















INTRODUÇÃO

O procedimento para avaliar o pessoal é comumente denominado avaliação do desempenho, e é geralmente elaborado a partir de programas formais de avaliação, baseados em uma razoável quantidade de informações a respeito dos empregados e deseu desempenho no cargo.
O presente trabalho de pesquisa pretende estudar a avaliação do desempenho nas empresas privadas, em particular na empresa Manica Freigth Service em Maputo. Iremos debruçar esta temática porque acreditamos que os Recursos Humanos são bens que uma determinada instituição deve ter, sem os quais as organizações não podiam existir, porém, o processo de avaliação do desempenhopressupõe que o desempenho de uma organização depende do desempenho de cada pessoa e da atuação dessa pessoa na equipe ou no grupo de trabalho.
Atualmente, as mudanças ocorrem com muita rapidez e as pessoas apesar de não as acompanhar com a mesma velocidade, têm de se adequar as novas situações na economia de modo a conseguirem alcançar os objetivos empresariais. A avaliação do desempenho deveavaliar o passado, corrigir desvios no presente e definir ações para o futuro, o mais importante não é o nome que a avaliação de desempenho recebe, mas como ela é aplicada e como os resultados obtidos são utilizados pela organização.
Falar da avaliação do desempenho é trazer no presente trabalho um conjunto de fatores que determinam um certo tipo de conduta em alguém para fazer algo comeficiência, eficácia e qualidade.
Ao longo deste trabalho iremos desenvolver as temáticas como: conceitos doutrinários á volta do tema, o problema da efetivação da pesquisa, objetivos, as hipóteses, justificativa, métodos e delimitação da amostra, importância do tema, responsabilidades para avaliação de desempenho, benefícios de avaliação do desempenho, métodos de avaliação e por fim a conclusão,...
tracking img