Escopo de projetos de pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO AVALIATIVO
ESCOPO DE PROJETOS DE PONTES
- TRAVESSIA URBANA DE CÓRREGO FUNDO -



























SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 8
6 CRONOGRAMA 9
7 RESULTADOS ESPERADOS 10
8 APÊNDICES 12
9 REFERÊNCIAS INICIAIS 14


1 INTRODUÇÃO


O presente relatóriotrata do projeto de construção de uma nova ponte na cidade de Córrego Fundo visando a melhora no acesso do local. A ponte responsável por este acesso já não oferece o conforto necessário ao usuário, devido principalmente ao aumento do tráfego na região. Há um grande índice de acidentes ocasionados nos últimos anos, que se dá principalmente em função das condições em que a OAE se encontra, além disso,ela não atende devidamente às atuais normas.
A nova Ponte da Travessia Urbana do município de Córrego Fundo estará situada no km 212 da Rodovia MG-050 e trará vários benefícios à comunidade, melhorando a trafegabilidade na área, principalmente porque nos últimos anos houve um significativo aumento do volume diário médio (VDM) do tráfego. A obra facilitará o fluxo de pessoas e mercadorias entreCórrego Fundo e as áreas adjacentes, criando uma maior possibilidade de desenvolvimento da cidade.


2 JUSTIFICATIVA


A proposta presente neste relatório trará como resultado uma melhora significativa para a população e para a cidade de Córrego Fundo. Como por exemplo, uma melhor condição de acesso à cidade, e consequente maior desenvolvimento para a mesma; benefícios aos motoristas quepassam com frequência, ou não, no local; diminuição do número de acidentes; além de geração de emprego durante a execução da obra.
A atual ponte necessita, portanto, ser substituída por uma que atenda a demanda local e da MG-050, de forma segura e dentro das atuais normas pertinentes.
Com base em dados de levantamento feito na região, a obra irá beneficiar 20 mil pessoas que moram no município e2,5 mil motoristas que passam diariamente pelo local.

3 OBJETIVOS

3.1 – Geral

Realizar um estudo e apresentar resultados que demonstrem a importância do projeto de construção da Ponte da Travessia Urbana na cidade de Córrego Fundo.

3.2 – Específicos

• Demonstrar a inviabilidade do tráfego na antiga ponte da cidade.
• Conhecer os benefícios da construção de uma nova ponte; bemcomo as melhorias que esta poderá trazer à cidade.
• Descrever alguns dos elementos importantes para o projeto da obra.
• Apresentar a perspectiva da obra.



4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Na rede rodoviária brasileira existem pontes de diferentes idades, projetadas e dimensionadas segundo diferentes critérios. A ponte em estudo é antiga e foi dimensionada a suportar uma carga menor queaquela que ela está recebendo.

5 METODOLOGIA

Foi feito um estudo de caso no acesso de Córrego Fundo, feito por uma antiga ponte, para verificar se realmente a obra já não atende ao trafego da região, analisando também a segurança e o conforto oferecidos pela mesma. Examinou-se ainda, a viabilidade técnica, e os benefícios da nova travessia urbana, adequada ao fluxo de veículos deste trecho daMG 050.

- Coleta dos dados: Os dados foram coletados no local, através de observações, e informações obtidas através de entrevistas com moradores da cidade. Também foram coletados dados a respeito da nova ponte com a Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração do Sistema MG-050/BR-265/BR-491.
- Análise dos dados: A análise do conteúdo da entrevista e dos dadoslevantados foi feita por meio comparativo com as normas pertinente ao tema estudado.


6 CRONOGRAMA


ETAPAS 01 de Ago - 09 de Set/2011 10 - 30 de Set/2011 01 - 21 de Nov/2011 22 de Nov/2011
Levantamento bibliográfico X X
Coleta de fontes X
Análise de fontes X
Redação do trabalho X X
Revisão X
Entrega X


7 RESULTADOS ESPERADOS


Através de estudos foi possível...
tracking img