Escolastica e patristica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
São Tomás de Aquino e a escolástica
Enquanto lecionava na Universidade de Paris, Tomás de Aquino escreveu uma obra enciclopédica na qual incorporou o pensamento de Aristóteles à teologia da Igreja Católica. Oito séculos antes Santo Agostinho tinha feito o mesmo processo de fusão da filosofia clássica grega com a teologia cristã, só que usando os pensamentos de Platão.

Usando argumentosfilosóficos para demonstrar a verdade das crenças cristãs, Tomás de Aquino escreveu sua primeira obra-prima: “Suma contra os gentios”. Nesse livro, ele começa seus argumentos com um lugar-comum e avança gradualmente até alcançar as mais profundas conclusões. Claro que ao não diferenciar o reino da razão do da fé, Aquino encontraria dificuldades em relação a seus argumentos racionais consideradosverdadeiros. Mas quando esse conflito ocorria, ele era desconsiderado e “escondido”. O objetivo do uso da razão por Aquino era provar a existência de Deus. Ele fez isso começando justamente por rejeitar o que era até então a mais consolidada dessas provas, o Argumento Ontológico desenvolvido por Santo Anselmo cerca de um século antes. Aquino constroi sua prova a partir da reformulação do argumentoaristotélico do Primeiro Motor.

“Suma contra os gentios” exigiu vários anos de dedicação de Tomás de Aquino. Antes de finalizar a obra, ele foi nomeado conselheiro da Cúria. No período em que permaneceu nesse cargo, além de finalizar o livro, ele ainda escreveu comentários sobre os Evangelhos e sobre os textos de Aristóteles e compôs hinos e sermões. Enquanto esteve na Cúria, Aquino também dedicougrande parte de seu tempo nos preparativos para uma união da Igreja Católica Romana com a Igreja Bizantina, o que não aconteceu.

Em 1268, ele foi para Paris. Lá ganhou um importante admirador. O rei da França Luís 9. Quatro anos depois voltou à Itália para ser professor na Universidade de Nápoles, onde havia estudado. Ele se dedicou com afinco a sua segunda grande obra: “Suma Teológica”. Nela, elepretendia reunir e articular todo o seu pensamento para construir um sistema filosófico abrangente. A obra, que ficou incompleta, é considerada o melhor retrato da mente medieval.

Na “Suma Teológica”, Aquino desenvolve cinco argumentos que seriam as provas da existência de Deus. Mostra também elementos de sua filosofia moral. Ele e Aristóteles acreditavam que a felicidade humana é o objetivo detodos nesta vida. Para Aquino, a felicidade deveria ser alcançada de uma forma moral. Ele define quatro virtudes essenciais para alcançarmos a bondade moral: prudência, justiça, força e temperança. Pouco mais de um ano após estar lecionando na Universidade de Nápoles e trabalhando na “Suma Teológica”, Aquino disse ter vivenciado uma experiência mística numa noite ao ter uma visão da Verdade e daalegria da vida eterna. Desde então parou de escrever e ficou mais solitário. Com cerca de 50 anos de idade, estava doente e ao ser convocado pelo papa para participar do Segundo Concílio de Lyon não resistiu à viagem de mais de mil quilômetros. Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274 e menos de meio século depois já era considerado santo oficialmente.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
ComTomás de Aquino, a escolástica alcançou seu apogeu.
Sua grande preocupação foi provar a existência de Deus. O simples fato de definir que Deus existe simplesmente por ser perfeito não conseguiria provar a Sua existência real; a definição seria uma idéia e, enquanto tal, nada garantiria sua existência efetiva. Portanto, ele vai além de Santo Agostinho.
Assim como Agostinho se baseou em Platão,Tomás de Aquino se apoiou no pensamento de Aristóteles para elaborar a sua doutrina filosófica.
A presença da filosofia aristotélica nas universidades européias à época de Aquino, ou seja, no século XIII, era muito intensa. Isso se deu por causa de um filósofo de descendência árabe chamado Averróis (1126-1198), que, morando na península Ibérica (área dominada pelos árabes islâmicos),...
tracking img