Escolas e recreios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Escolas passam atividades até na hora do recreio". Esse era o título de uma matéria que me chamou a atenção no Estadão de hoje.

O texto falava sobre algumas escolas particulares que agora aproveitam o horário do recreio para ensinar aos alunos brincadeiras tradicionais como amarelinha, pular corda, bambolê, origami, etc.

O objetivo, segundo esses colégios, é resgatar formas saudáveis debrincar em grupo. Defendem que precisam ajudar essa geração que não sabe mais o que é brincadeira de rua, que vive fechada em apartamentos, cercadas de aparelhos eletrônicos.

Se, por um lado, alguns pais apoiam essa iniciativa das escolas - depois de ver seus filhos empolgados com as "novas" brincadeiras ensinadas por adultos durante o recreio -, por outro, há muitos especialistas emdesenvolvimento infantil que condenam a prática. Argumentam que "brincar é a atividade mais natural que existe" e que a criança deve ficar livre para explorar o mundo e seguir sua imaginação. Sozinha, sem a supervisão de adultos. Que precisa de tempo ocioso para relaxar, deixar seu cérebro inventar coisas novas, tomar iniciativa, experimentar.

As crianças já passam a maior parte do seu tempo monitoradas,com atividades dirigidas... Será que precisamos até mesmo ensiná-las a brincar?

O recreio dirigido:novas aprendizagens

O RECREIO DIRIGIDO: NOVAS APRENDIZAGENS
1Daniela Rocha de Souza
“Amai a infância; favorecei seus jogos,seus prazeres,seu amável instinto. Quem de vós não se sentiu saudoso,às vezes,dessa idade em que o riso está sempre nos lábios e a alma sempre em paz. Por que arrancardestes pequenos inocentes o gozo tão curto que lhe escapa, de um bem tão precioso de que não se podem abusar”( Rousseau, 1992:61).
Introdução
Este texto procura relatar algumas vivências em relação à importância do recreio dirigido, e no qual são proporcionado atividades lúdicas para as crianças do ensino fundamental, considerando esta prática privilegiada para uma educação que visa odesenvolvimento pessoal e a atuação cooperativa.
Dessa forma procuro apontar os objetivos que os jogos e brincadeiras proporcionam na hora do recreio, ao demonstrar que o brincar não se restringe apenas a atividades agitadas e barulhentas, ás vezes desorganizadas, no pátio da escola. Isto poderá levar o educador a perceber que já utiliza todas essas atividades que dão prazer as crianças, passando a aproveitarmelhor as oportunidades que surgem no seu cotidiano, incentivando, motivando e coordenando atividades lúdicas com seus alunos e fazendo com que eles participem de maneira ativa para o desenvolvimento da iniciativa dos próprios alunos.
A partir da minha prática de aluna estagiária...
Ainda no magistério, por ocasião no estágio supervisionado, tive a oportunidade de vivenciar o recreio dirigidodas crianças de ensino fundamental, nas escolas onde estagiei: havia corda, bambolê, jogos de dama e xadrez, e ainda visitação á biblioteca. Através desta experiência pude perceber que jogos e brincadeiras são importantes instrumentos de desenvolvimento das crianças, não é apenas fonte de diversão, mas também podem ser exploradas de diversas maneiras educativas.
“Como, pois, conciliar essanecessidade de jogar é irresistível na criança com a educação que deve dar-lhe?. Muito simplesmente fazendo do jogo o meio de educar a criança. O jogo é um fim em si mesmo para a criança; para nós, deve ser um meio. Daí este nome de “jogos educativos”, que tende a ocupar cada vez mais espaço em nossa linguagem de pedagogia maternal. Não se trata,portanto, de deixar a criança livre de suaatividade,abandonada a si mesma; A criança deve jogar,mas todas as vezes que você dá uma ocupação que tem a aparência de um jogo, você satisfaz essa necessidade e, ao mesmo tempo, cumpre seu papel educativo” (Brougére, 1998:122) apud, Vânia Dohme.
De acordo com (Ferreira,2000) “Uma experiência que tem ressignificado: O recreio nas série iniciais do ensino fundamental, traz apontamentos sobre a importância do...
tracking img