Escolas literarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ LINS DO REGO




ESCOLAS
LITERÁRIAS







INDICE
Trovadorismo 3
Cantigas Líricas 3
Cantigas Satíricas 3

Humanismo 4

Renascimento e Classicismo 5

Quinhentismo 6

Barroco 6

Arcadismo 7

Romantismo 7

Realismo 8

Naturalismo 8

Parnasianismo 9

Simbolismo 9




Trovadorismo

O Trovadorismo foi à primeira escola literária asurgir na língua Portuguesa, tendo que no decorrer do período XII até o século XVI e foi justamente nessa época que Portugal se iniciava independente em algumas coisas. Nesse mesmo período em que o Trovadorismo surgiu, um marco histórico também ocorreu que foi o Feudalismo, na Idade Média.

O que mais se destaca no trovadorismo são as cantigas, que são poemas ligados à música. Os que compunhamessas poesias cantadas tem o nome de ‘trovadores’. Podemos encontrar as cantigas líricas: cantigas de amor e amigo e as cantigas satíricas: cantigas de escárnio e maldizer.

Cantigas Líricas
Cantigas de amor: Podemos encontrar nessa cantiga o eu-lirico masculino idolatrando a mulher amada, tendo um amor não correspondido e assim mostrando sofrimento.
Cantigas de amigo: Nesse caso, na cantiga deamigo o eu-lirico é feminino, expressando a falta de um namorado em sua vida, mostrando-se na maioria das vezes desabafando com sua mãe ou até mesmo uma amiga.

Cantigas Satíricas
Cantigas de escárnio: Encontramos sempre o eu-lirico criticando algo, seja pessoa ou culturas, porém não citando o nome, e havendo ironia ao longo da cantiga.
Cantigas de Maldizer: Podemos dizer que é a mesma coisa quea cantiga de escárnio, porém mais agressivas e usando o nome do agradito no meio.










Humanismo


Foi marcado pela queda do feudalismo e a ascensão do comércio, surgindo assim uma nova classe social: os burgueses, no qual desencadeou a revolução de Avis. O rei na época se torna o centro de tudo porque adquire mais poderes e a igreja perde um pouco do poder. O teocentrismo ésubstituído pelo antropocentrismo e mais adiante se dá o advento de algumas tecnologias, como o relógio mecânico, a bússola e as lentes de óculos. Por sua vez, é um período de transição entre o trovadorismo e o classicismo, se caracterizando por uma visão realista.

O Humanismo é um período muito rico no desenvolvimento da prosa, graças ao trabalho dos cronistas, notadamente de Fernão Lopes,considerado o iniciador da historiografia portuguesa. Outra manifestação importantíssima que se desenvolve no Humanismo já no inicio do século XVI, é o teatro popular, com a produção de Gil Vicente.




















Renascimento e Classicismo


Foi na civilização europeia, nos séculos XIV e XVII que surge o Renascimento, a terceira escola literária. Sendo assim trazendo aliteratura clássica para nossa vida literária. O homem também passa a ser mais valorizado, pelo de ter uma capacidade incrível de raciocínio.

Renascimento; tendo esse nome, pois a partir desse período o foco maior era renascer uma nova política, modos de pensar e modos de viver. A partir de então os escritores deu-se inicio em escritas em novas línguas, como o francês e o italiano e tambémfloresceu novos gêneros, como a poesia, o romance entre outros.

Renascimento se caracteriza pelos trabalhos contendo redondilhas, ou seja, versos de cinco ou sete sílabas métricas. Também se caracteriza pelo fato de ter sido o final da Idade Média e seguindo para a Idade Moderna, que evidentemente foi à passagem do feudalismo para o capitalismo.

Resolvi falar sobre os dois juntos, pois os doisaconteceram em mesmas épocas e tem suas características muito iguais. O Classicismo é caracterizado pelos versos decassílabos que são versos com dez silabas poéticas.

A partir de então que o humano começou a ter seu pensamento concreto e voltado que o mundo pode ser dominado por nós. É marco pelo Poema Épico, que é um poema narrativo, sendo essas narrações algo mais profundo, como narrar uma...
tracking img