Escola tradicional x escola nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPARATIVO
A escola tradicional X A escola nova



Primeiramente devemos marcar (frisar) que a escola, enquanto local institucional para o ensino e aprendizagem, segue sendo a mesma. O que temos, através dos séculos (desde o século XVI até o século XX), são as mudanças ocorridas no papel da escola, no papel do professor, no papel do aluno, no conteúdo e no processo de ensino (método,avaliação e disciplina) que levaram os pedagogos e psicopedagogos a denominares a “escola” a partir do século XX como A nova escola e a “escola” existente anteriormente como A escola tradicional.
O que faremos a seguir é um comparativo das principais mudanças ocorridas entre a escola tradicional e a escola nova.

O PAPEL DA ESCOLA
A escola, como a conhecemos hoje, ou seja, um local para o ensinoe a aprendizagem começa a se institucionalizar no século XVI. Sob forte influência religiosa, a escola é particular, as crianças são internadas para que se dediquem, por anos, exclusivamente aos estudos, há escolas separadas para meninos e meninas, com conteúdos bem diversos, há separação por idade e graduação em séries e a disciplina é severa, valendo-se até de castigos corporais para se manter aordem. No século XIX, com a revolução industrial, surge a necessidade de que o operariado seja alfabetizado, a escola passa então, gradativamente a perder a influência religiosa e o estado assume o controle pela educação possibilitando que ela seja gratuita. O conteúdo apresentado pode ser resumido com retórica e erudição, o saber pelo e para o saber, nada se cria e o aluno deve apenas “aprender”o que lhe é ensinado.No século XIX, também, acentua-se as diferenças entre a escola voltada para as elites e as escolas voltadas para o segmento popular.
A escola nova que surge a partir do século XX é resultado de uma critica ao modelo seguido no século XIX. Quase não há mais internatos, ainda que separados meninos e meninas freqüentam a mesma escola e estudam o mesmo conteúdo, a disciplina jánão é mais tão severa, a retórica e a erudição deixam de ser importantes e o conteúdo a ser ensinado passa a incorporar matérias como historia, geografia matemática e ciências. Incentiva-se a criatividade, Tenta-se não impor um conteúdo, mas que o aluno aprenda a aprender e que o aprendizado não seja um fim em si mesmo, mas que sirva para formar cidadãos que vivem, se respeitam e interagem nomeio social.

O PAPEL DO PROFESSOR
Como na escola tradicional a aula expositiva era valorizada era uma conseqüência natural que o professor, como detentor do saber e expositor do conhecimento que seria transmitido, fosse o centro das atenções, quase um deus com poderes para o bem e para o mau, dentro da sala de aula.
Na escola nova o professor deve deixar o centro das atenções e tornar-se ofacilitador da aprendizagem, deve ser aquele que cria em sala de aula situações que estimulem e que levem o aluno a querer aprender. Na prática vivemos hoje uma grande crise, pois, o professor perdeu seu status quo anterior e ainda não encontrou como se encaixar na nova ordem vigente.

O PAPEL DO ALUNO
Tendo um papel totalmente passivo na escola tradicional, cabia a ele apenas comparecer as aulase memorizar a maior quantidade possível das informações que lhe eram passadas e apresentar retórica e erudição, quando solicitado.
Na escola atual o aluno deve ser o centro do processo de aprendizagem, há um cuidado muito grande para que as diferenças sociais e econômicas sejam respeitadas e o aluno possa ter um ambiente que estimule seu processo de aprendizagem.

O METODO DE ENSINO
Aformação intelectual através do acumulo de conhecimento era a metodologia adotada na escola tradicional. A padronização e a homogeneização das salas de aula era outra metodologia adotada.
A escola nova passa a se preocupar, também, com o corpo e surgem as atividades de educação física e do desenvolvimento da motricidade. O ritmo individual de cada aluno passa a ser respeitado, surgindo, com isso,...
tracking img