Escola publica no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL

Implantação da escola pública no Brasil

Segundo Souza (2006), a educação das classes populares suscitou um amplo e prolongado debate sobre como organizar o sistema nacional de ensino, esse sistema tinha por objetivo organizar o ensino elementar de forma mais racionalizada e padronizada com intuito de atender um grande número de crianças já que o momentopedia uma escola adequada a escolarização em massa. Neste momento, a escola era um emblema da instauração de uma nova ordem. As idéias de renovação do ensino e o modelo de escola elementar direcionado para a escolarização em massa tiveram grande aceitação, sendo adotados em inúmeros países desenvolvidos e em desenvolvimento. O fenômeno da escolarização em massa, configurado a partir da segundametade do século XIX, apresentou muitos aspectos comuns de abrangência global, entre eles: a obrigação escolar, a responsabilidade estatal pelo ensino público, a secularização do ensino e da moral, a nação e a pátria como princípios norteadores da cultura escolar, a educação popular concebida como um projeto de consolidação de uma nova ordem social. Petitat (1994) lembra-nos de que, na reorganizaçãodos programas escolares, várias disciplinas, tais como leitura, escrita, história, geografia, economia, direito, encontravam sua substância na própria realidade nacional, que era a vinda de um grande número de imigrantes europeus. Além disso, a introdução de novas disciplinas nos programas do ensino primário, especialmente ciências, desenho e educação física, articulou-se com a nova realidadebrasileira que apresentava o crescimento dos setores de prestação de serviços e o desenvolvimento da pequena indústria, isto justifica a inclusão desses conteúdos. Os pilares sobre os quais se alicerçaram os ideais e as políticas de inovação educacional no final do século XIX e início do século XX foram a construção dos Estados-nação e sua modernização social. No Brasil, concomitantemente, não foidiferente, a escola pública foi elevada à condição de redentora da nação e de instrumento de modernização por excelência. Hilsdorf (2005) lembra-nos que apesar da escola pública ter como projeto a educação da grande massa não se tratava fornecer todo o ensino a toda sociedade, já que esta escola era oferecida nos moldes das elites cafeicultoras da época que visavam normatizar simplesmente os movimentospopulares que reivindicavam instrução pública. O Curso da história do ensino público primário no país se alterou com a proposta de organização curricular e administrativa, isso se deu com a implantação dos grupos escolares, essa modalidade escolar surgiu primeiramente na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, essa concepção de escola primária foi criada inicialmente em São Paulo, e teve comobase o projeto educacional republicano que entende que os pré-requisitos para o processo nacional é o desenvolvimento intelectual e moral adquiridos por meio da educação.

Segundo Saviani (2006), os grupos escolares constituíram um fenômeno urbano, já que no meio rural ainda predominou por muito tempo as escolas isoladas. A escola eficiente para a formação e seleção das elites foi o grupo escolar,pois a questão do ensino para as massas populares só esteve presente na reforma paulista de 1920. Já que possuíam turmas seriadas os grupos escolares também eram conhecidos como escolas graduadas.
A escola graduada fundamentava-se essencialmente na classificação dos alunos pelo nível de conhecimento em agrupamentos supostamente homogêneos, implicando a constituição das classes. Pressupunha,também, a adoção do ensino simultâneo, a racionalização curricular, controle e distribuição ordenada dos conteúdos e do tempo (graduação dos programas e estabelecimento de horários), a introdução de um sistema de avaliação, a divisão do trabalho docente e um edifício escolar compreendendo várias salas de aula e vários professores. O modelo colocava em correspondência a distribuição do espaço com os...
tracking img