Escola neoclassica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola neoclássica – visão otimista


Os problemas de desemprego nos anos 1880-90 foram menos sérios que os dos anos 1930, mas estimularam o pensamento econômico no tema e são aqui apresentados,principalmente, porque algumas propostas de então passaram a ser redefendidas neste final de século. Aqui estamos nos referindo ao reconhecimento que a rigidez no mercado de trabalho deve ser removida,através de maior informação e treinamento para a mão-de-obra, e ao ressurgimento de propostas de formas associativas como cooperativas. Na época, a partir do debate travado, a legislação introduziuas trocas de trabalho – labour exchanges*, a previdência social básica e melhorou a educação.

Os neoclássicos, assim como os clássicos, reconheceram tanto a particularidade da mercadoria trabalho nocapitalismo, no sentido que [...] o trabalhador vende seu trabalho mas retém a propriedade de si mesmo (MARSHALL, 1890), quanto às peculiaridades do mercado de trabalho, que tornam os ajustamentos eas formas de se encontrar trabalho mais difíceis.

Mas, embora tenham identificado as particularidades e imperfeições do mercado de trabalho, os economistas neoclássicos acreditavam que estefuncionava como o mercado de bens, ajustando-se perfeitamente; o mecanismo de preço daquele mercado – o salário – era suficiente para o ajustamento automático mesmo numa situação de mudança tecnológica. Aênfase quase exclusiva sobre a flexibilidade dos salários atenuava a gravidade e complexidade dos problemas de desemprego.

Para a escola neoclássica, o princípio da substituição entre capital etrabalho assegura que só pode ocorrer desequilíbrio de curto prazo no mercado de trabalho, dado que os salários e taxa de juros são considerados flexíveis. Já que os capitalistas são livres para fazer umaescolha racional dentre um amplo espectro de combinações alternativas de trabalho e capital, eles sempre substituirão capital por trabalho no caso de excesso de mão-de-obra, devido à conseqüente...
tracking img