Escola dos annales x escola social inglesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comparativo entre a Escola dos Annales e a Escola Social Inglesa

Na Europa, as primeiras universidades surgiram no século XIII, mas, foi apenas no século XIX que o conhecimento histórico passou ater uma presença específica nos currículos. É então, a partir do século XIX que o conhecimento histórico começa a ser produzido, e analisado mais intensamente, passando por diversas modificações.Foi no século XX que começou a se questionar sobre uma historiografia que dava muita importância a fatos e datas, mas sem um aprofundamento em análises. Assim era a História Positivista, que afirmavacaber à história um levantamento científico dos fatos, sem procurar interpreta-los, deixando à sociologia sua interpretação. Era uma história orientada por preocupação essencialmente política. Edepois de tais questionamentos, há uma reação contra a história positivista, ainda no século XX, e por influência das ideias de Marx e Engels, os historiadores começam a levar em conta os fenômenos daprodução(Materialismo Histórico).
Depois de grandes nomes( e grandes historiadores) como Leopold Ranke, Charles Seignobos, Langlois, os próprios Marx e Engels, é chegada, na década de 30 a vez dosfranceses Marc Bloch e Lucien Febvre transformarem o estudo da História(na Escola dos Annales).
-------------------------------------------------
Mais tarde, Eric Hobswan e Edward Thompson(Escola SocialInglesa) também passar a estudar/analisar os estudos históricos.

Escola dos Annales x Escola Social Inglesa

A Escola Social Inglesa é também conhecida como Escola Britânica do Marxismo. Sendoassim, esta Escola é apresentada como uma nova versão do Marxismo, a versão britânica. É rotulada também como uma corrente, um movimento neomarxista, o que leva a entender que as ideias de Marx, e doMaterialismo Histórico estiveram “adormecidas”, durante a primeira metade do século XX, nas décadas dos Annales.
Diferentemente de seus antecedentes, Marc Bloch e Lucien Febrve renovaram e...
tracking img