Escola de alexandria, arquimedes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA DE ALEXANDRIA:

O sistema interpretativo da Escola de Alexandria, tem influência direta da filosofia grega, principalmente de dois filósofos muito importantes. O primeiro é Heráclito. Ele criou o conceito de “huponóia”, que significa, um sentido mais profundo. Para ele, o verdadeiro sentido estava além das palavras. O segundo era Platão, ele formou um conceito de que o mundo em quevivemos é apenas uma representação do que existe no mundo perfeito das realidades imateriais, o “mundo das idéias”. Fílon de Alexandria, também foi influenciado pelos filósofos Gregos na questão de que a verdade se encontra alegoricamente oculta além da letra e da realidade visível.

A Escola de Alexandria usava uma teologia com base na interpretação alegórica da Bíblia, formada pela combinação entrea erudição filosófica grega e as verdades fundamentadas no evangelho. Para essa escola, a bíblia tinha a função de narrar os acontecimentos, sugerir ensinos, conceitos morais e exigir a busca de um sentido mais profundo. Seus principais representantes foram: Panteno ( fundador ), Clemente de Alexandria ( 150-215 DC ) e Orígenes ( 185-253 DC ).

Clemente de Alexandria: Foi o primeiro a lidarseriamente com questões de interpretação bíblica. Usava a interpretação alegórica para descobrir o sentido oculto das passagens bíblicas e harmonizar os dois testamentos. Para ele, o objetivo de Deus em revelar-se alegoricamente era para ocultar a verdade dos incrédulos e descortiná-la apenas para os realmente espirituais.

Orígenes: Era um estudioso muito respeitado, para ele, a melhor maneira dese compreender a bílbia, é através da perspectiva platônica. Para ele, a bílbia contém segredos que somente a mente espiritual pode compreender. O sentido literal é valioso, mas algumas vezes obscurece o sentido primordial, que é o sentido espiritual. O sentido literal é apenas para os neófitos, mas o espiritual é para os maduros na fé. Orígenes influenciou muitos Pais da Igreja como: Dionísio oGrande, Eusébio de Cesaréia e Cirilo de Alexandria.
| |
Arquimedes  (Nasceu:287 a.C – Morreu:212 a.C)

Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego. Arquimedes dedicou seu método, no qual expôs sua genial aplicação da mecânica à geometria, desta maneira, “pesava” imaginariamente áreas e volumes desconhecidos para determinar seu valor.
Dentre seus mais famosos livrospodemos citar: Equilíbrios Planos, onde fundamentou a lei da alavanca, deduzindo-a por meio de poucos postulados, determinou o centro de gravidade de paralelogramos, trapézios, retângulos e de um segmento de parábola; Sobre a Esfera e o Cilindro, aqui Arquimedes utilizou um método conhecido como exaustão, precedente do cálculo integral, para determinar a superfície de uma esfera e para estabelecer arelação entre uma esfera e o cilindro circunscrito nela.
Princípio de Arquimedes:
|
Algumas lendas dizem que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo fica mais leve quando esta imerso na água devido a uma força verticalmente para cima que o líquido exerce sobre este corpo. Essa força que o líquido exerce no corpo é chamada de empuxo.
O princípio de Arquimedes diz que:Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual aopeso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df. Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
E = P = m . g
Assim temos que o empuxo é:
E = df. Vf . g
O fluido deslocado é o volume do fluidoque caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo:

Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar.
Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre...
tracking img