Escola ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola ajuda a colocar em equilíbrio a visão global da formação da estratégia, posicionando o ambiente como uma das três forças centrais no processo, ao lado de liderança e organização. As visões dessa escola forçam as pessoas da adm estratégica a levar em consideração a gama de poderes decisórios, dadas as forças e demandas do contexto externo, ajuda a descrever diferentes dimensões dosambientes que os estrategistas têm diante de si e a sugerir seus possíveis efeitos sobre a formação estratégica.

O ambiente estava presente na escola de posicionamento, mas de uma forma bastante específica: como um conjunto de forças econômicas; nas outras escolas tem tendido a ser ausente.

A liderança, assim como a organização, torna-se subordinada ao ambiente externo; um elemento passivo parafins de ler o ambiente e garantir uma adaptação adequada pela organização. De fato, através das outras escolas, o poder da estratégia central diminuía gradativamente. Na escola do design e empreendedora o chefe dominava; as escolas de posicionamento e planejamento modificaram introduzindo planejadores e analistas como estrategistas de apoio, uma vez que a escola cognitiva chamava a atenção para aslimitações do pensador estratégico. Estrategistas adicionais foram introduzidos pelas escolas de aprendizado e poder, chegando à coletividade completa na escola cultural.

O ambiente assume o comando, a organização torna-se semelhante ao ambiente de algumas outras. O ambiente é um conjunto de forças “lá fora”, tudo o que não é na organização, é delineado como um conjunto de dimensões abstratas.As organizações acabam se agrupando em nichos distintos de tipo ecológico, posições nas quais permanecem até que os recursos se tornem escassos ou as condições demasiado hostis, então elas morrem.
A escola ambiental provém da chamada "teoria da contingência", a qual descrevia as relações entre determinadas dimensões do ambiente e atributos específicos da organização, que analisa as respostasesperadas de organizações confrontadas com certas condições ambientais e textos de "ecologia da população" que reivindicam limites severos às opções estratégicas. Surgiu um grupo - "ecologistas de população" - postulando que a organização fazia o que seu ambiente mandava ou era eliminada. O ambiente determinaria as estratégias em função de seu grau de estabilidade ou instabilidade, além de estabeleceras pressões institucionais de cunho político e ideológico sofridas pela empresa.
A teoria da contingência surgiu para opor às afirmações confiantes da adm clássica de que há “uma maneira melhor” para dirigir a organização. Tudo depende (do porte, tecnologia, estabilidade do conceito etc), satisfazendo a compreensão do bom censo, de que situações dão origem a comportamentos diferentes.Tornaram-se necessárias descrições mais sistemáticas do ambiente, então começaram a identificar dimensões do ambiente responsável pelas diferenças observadas nas organizações:

- Estabilidade: o ambiente de uma organização pode variar de estável à dinâmico; vários fatores podem tornar um ambiente dinâmico (governos, mudanças inesperadas de demanda de clientes etc). Os problemas reaias são caussados pormudanças que ocorrem inesperadamente, para as quais nenhum padrão pode ser reconhecido antecipadamente
- Complexibilidade: o ambiente pode variar de simples à complexo (de fabricantes de caixas simples até aqueles que precisam utilizar conhecimentos do campo científico mais avançados para produzir resultados mais complexos etc). Um ambiente é complexo até a extensão que requer que a organizaçãodisponha de muitos conhecimentos sofisticados a respeito de produtos, clientes etc. Eles se tornam simples qd os conhecimentos podem ser racionalizados, ou seja, divididos em componentes de fácil compreensão
- Diversidade de mercado: os mercados podem variar de integrados à diversificados (mina de ferro que vende mat prima para uma única siderúrgica até comércio que promove produtos de uma nação...
tracking img