Escherichia coli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CARACTERISTICAS GERAIS

Escherichia coli (E.coli) foi citada pela primeira vez no século XIX. É uma bactéria gram negativa da família Enterobacteriaceae encontrada no cólon dos seres humanos e representa cerca de 80% da flora intestinal e por esse fato, logo que encontrada recebeu o nome de Bacterium coli commune. Uma característica que difere a E.coli da Salmonella spp. é a suacapacidade de utilizar a lactose e a sacarose para a produção de ácido e gás.
Esta bactéria é capaz de se desenvolver entre 7 e 46° C sendo 37°C a temperatura ótima de crescimento, elas não apresenta termo resistência sendo destruídas a 60°C. Sua multiplicação pode ocorrer com o pH menor que 4,4 desde que os demais fatores sejam também favoráveis. Sua Atividade de água (Aw) mínima é de0,95 e todas as cepas são eliminadas perante a desinfetantes clorados e radiação gama.
Por ser uma enterobacteria, sua presença está associada à falta de boas práticas de higienização por parte dos manipuladores, causando contaminação fecal. Porem ao decorrer das últimas décadas foi comprovado que várias bactérias eram patogênicas ao homem podendo provocar infecções graves levando atéao óbito, isso pode ser comprovado pela identificação de diferentes cepas associadas a casos de colite hemorrágica, disenteria, cistite, nefrite, infecção de ferida cirúrgica, septicemia e síndrome urêmica hemolítica.

2. DOSES INFECTANTES

Cada cepa de E. coli produz uma dose infectante especifica elas permitem a colonização do microrganismo nas células intestinais dos indivíduos infectados e aconsequente produção de toxinas. Calcula-se que uma dose da cepa enterotoxigenica para ser toxica tenha que ocorrer a ingestão de 100 milhões a 10 bilhões de bactérias.
Segundo a RDC


3. ALIMENTOS ACOMETIDOS

A cepa nomeada de E. coli êntero-hemorragica (EHEC) sorotipo 0157: H7 verotoxigenica está presente no intestino de bovinos, isso leva a uma causa de contaminação de carne desses animaisse pelo homem consumida crua ou mal cozida.
A carne bovina moída tipo hambúrguer é a maior responsável pela ocorrência de surtos de E. coli principalmente quando se consome esse alimento cru e também é a responsável pelo maior númerode infecções êntero-hemorragica e enteroinvasoras. Em 66 amostras de hambúrguer que são comercializados na região Sul do Brasil 72,7% encontrava-se com presença deE. coli.
Quando se trata de carne de aves, em especial a de galinha, encontra-se surtos de toxinfecção alimentar principalmente pela cepa EPEC.
Os alimentos de origem láctea, em especial o leite cru é uma importante via de transmissão de importantes patógenos como EHEC e EIEC.
Outro meio de transmissão se dá também por alimentos de origem animal e vegetal, principalmente quando ingeridos crus oumal cozidos, nesses alimentos a contaminação provoca visíveis alterações sensoriais devido a elevada contagem microbiana, que pode ocorrer devido a higienização com água não tratada. Porém não são única e exclusivamente só esses alimentos citados que podem estar contaminados com E. Coli. Por se tratar de uma contaminação fecal, qualquer alimento que entre em contato com uma mão contaminada acabase contaminando.


4. INCIDÊNCIAS

A incidência de infecções é maior nas regiões tropicais, onde predominam grandes aglomerações populacionais, condições sanitárias precárias e onde a contaminação de água e suprimentos de água são mais constante.



5. EPIDEMIOLOGIA

Apesar de vários tipos de antigênicos apenas poucas cepas são capazes de provocar algum tipo de doença ao homem,principalmente a diarréia que é conhecida em todo o mundo pela elevada subnotificação dos casos. As classes enterovirulentas mais conhecidas patógenos, são conhecidas por causas gastroenterites no homem, são elas:
Enteropatogênica (EPEC): acomete recém nascidos e lactentes;
Enterotoxigênica (ETEC): provoca diarréia infantil e diarréia dos viajantes;
Enteroinvasiva (EIEC): causa febre e diarréias...
tracking img