Escherichia coli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1391 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escherichia coli

Escherichia coli é um dos microrganismos tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal de humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo portanto, normalmente encontrado nas fezes destes animais. Muitas cepas de Escherichia coli não são patogênicas.
São classificados como bastonetes retos, Gram negativos, não formadores de esporos, 2.0 – 6.0 m,x 1.1 – 1.5 m, possuem motilidade através de flagelos ou são imóveis. São anaeróbios facultativos e utilizam D-glicose e outros carboidratos com a formação de ácido e gás. São oxidase negativa, catalase positiva, vermelho de metil positivo, Voges-Proskauer negativo e geralmente citrato negativo. São negativos para H²S, hidrólise de uréia e lipase

Aspectos Epidemiológicos
Escherichia coli :foi isolada pela primeira vez em 1975 na Califórnia, de uma mulher com diarreia de sangue. O microrganismo foi reconhecido como causador de doenças em humanos em 1982 quando foi associado à dois surtos de colite hemorrágica nos estados de Oregon e Michigan .Ambos os surtos foram relacionados epidemiologicamente à ingestão de hambúrguer contaminado em uma cadeia de "fast-food". Escherichia coli foiencontrada nas fezes de aproximadamente metade do número de afetados e em nenhuma das pessoas do grupo controle. A partir deste momento, vários surtos de Escherichia coli foram registrados nos Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha. Com o aumento da inspeção para Escherichia coli ,diversas infecções tem sido reconhecidas em todas partes do mundo, como por exemplo no México, China, Argentina eBélgica. Recentemente, em janeiro de 1993, no estado de Washington, ocorreu um incidente fatal, envolvendo a contaminação de hamburguer por Escherichia coli em uma cadeia de restaurantes chamada "Jack In The Box". Várias crianças adoeceram e duas faleceram. O surto foi relacionado à ingestão de hambúrguer malcozidos Bovinos, principalmente animais jovens como bezerros e novilhos, tem sido identificadoscomo reservatórios naturais de Escherichia coli. O microrganismo foi isolado, em várias ocasiões, das fezes de bezerros e novilhos, incluindo de bezerros, de 1 a 3 semanas de idade.
Diversos alimentos de origem animal, principalmente produtos derivados de carne bovina, tem sido considerados veículos de transmissão de Escherichia coli . Pesquisas revelaram a presença do microrganismo em 2 a 4 %em carne moída, 1,5 % em carne de aves, 1,5 % em carne de porco, e 2 % em cordeiros. Considerando que o microrganismo também foi isolado de carnes de porco, cordeiro e veado, é possível que suínos, ovinos e cervos também possam ser reservatórios de Escherichia coli . Entre alimentos relacionados como veículo de transmissão estão principalmente a carne moída e o leite não pasteurizado. Porém cidrade maçã não pasteurizada, batatas cruas, carne de peru e maionese tem sido associados com surtos de Escherichia coli . Outro veículo tem sido notificado como responsável por surtos de Escherichia coli, que é a ingestão de água contaminada. Um grande surto por ingestão de água contaminada ocorreu em Cabool, MO, USA, durante o inverno de 1991. Foram documentados 243 casos, incluindo 32hospitalizações e 4 mortes . Casos de transmissão pessoa a pessoa também tem sido reportados como responsável por surto de infecção por Escherichia coli.
A doença atinge principalmente pessoas muito novas ou pessoas muito velhas, e aqueles com sistema imunológico enfraquecido . Porém todas as idades podem apresentar a doença. Existem casos registrados de pessoas de 11 meses de vida até 78 anos de idade.

Osprincipais grupos de Escherichia coli são: Escherichia coli enteropatogênica ( EPEC ):
A primeira delas é conhecida como Escherichia coli enteropatogênica (EPEC), e é conhecida como causadora de surtos de diarréia neonatal que ocorre freqüentemente em berçários hospitalares. Muitos adultos possuem EPEC no trato intestinal, porém não expressam os sintomas da doença. Acredita-se que adultos...
tracking img