Escassez, oferta e demanda

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2012
A escassez é o problema fundamental estudado pela economia. Há na economia uma relação entre a quantidade de recursos ou bens e as necessidades humanas. É a relação entre a quantidade dos recursos edos bens e as necessidades humanas que permite dizer se os recursos são escassos. Quando há um excesso na demanda de determinado recurso em relação a sua oferta, dizemos que este recurso ou bem estáescasso.
Pode haver a escassez, tanto pelo lado dos produtores, quanto pelo lado dos consumidores, através dessa ótica a economia busca alocar os recursos da melhor maneira de forma a solucionar oproblema da escassez.
1.1 Escassez induzida
A escassez induzida refere-se à limitação ao acesso aos bens, tal fator ocorre devido ao uso indiscriminado desse bem que pode causar prejuízos futuros.
Aágua, por exemplo, é um bem comum que foi monopolizado pelo setor público, que colocou um preço para o seu uso no intuito de preservar esse recurso, que embora abundante, o percentual de água própriapara o uso é pequeno e em regiões como na África é extremamente escasso e quase inexistente.
2. Lei da Oferta e Demanda
A lei de oferta e demanda estabelece relação entre a demanda do bem e aquantidade que é oferecida do mesmo. Quando a oferta de um determinado bem supera a procura, ou vice-versa, seu preço tende a cair ou aumentar, respectivamente, influenciando, o comportamento dosconsumidores dentro da esfera econômica.
Nestes fins, a relação entre oferta e a demanda constituem a essência da economia como um todo, podendo ser aplicado a qualquer tipo de sistema econômico baseado nomercado ou não, onde existe escassez.
A relação entre oferta e demanda, em primeira análise, leva a uma estabilidade no preço, que pode se desequilibrar e sofrer alterações, por causa da concorrência,pois o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelo preço, podendo o mesmo levar a um estímulo positivo ou negativo.
A escassez existe quando a oferta de um determinado bem não é capaz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Oferta e demanda
  • Oferta e Demanda
  • oferta e demanda
  • Oferta e demanda
  • Oferta e Demanda
  • OFERTA E DEMANDA
  • Oferta e demanda
  • demanda e oferta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!