Exercicio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – (UFRGS) Uma moda atual entre as crianças é colecionar figurinhas que brilham no escuro. Essas figuras apresentam em sua constituição a substância sulfeto de zinco. O fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõem os átomos dessa substância absorvem energia luminosa e saltam para níveis de energia mais externos. No escuro, esses elétrons retornam aos seus níveis originais, liberandoenergia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Essa característica pode ser explicada considerando-se o modelo atômico proposto por:
a) Dalton. b) Thompson. c) Lavoisier. d) Rutherford. e) Bohr.

2 – (UFBA) Sobre o modelo atômico proposto por Dalton, considere as alternativas abaixo e verifique qual(ais) delas está(ão) correta(s).
01) Um dos postulados proposto por Dalton afirma que o átomoé uma esfera maciça e indivisível.
02) As reações químicas constistem apenas em um rearranjo dos átomos no espaço.
04) O modelo de Dalton não foi capaz de explicar a Lei da Conservação da Massa e a Lei das proporções múltiplas.
08) O átomo de Dalton é comparado à um “pudim de passas”.
16) Dalton se baseou na Corrente filosófica defendida por Platão e Aristóteles, que intitulava a matériadestituída de átomos.

3 – (UFBA) Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto.
01) O modelo que suscitou a idéia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no início do século XIX.
02) Os filósofos gregos Demócrito de Abdera e Leucipo acreditavam na continuidade da matéria, ou seja, se continuássemos a dividir uma porção qualquer dematéria nunca chegaríamos num fim; porém, em contrapartida, Aristóteles defendia a idéia de que a matéria era constituída de partículas microscópicas e indivisíveis, na qual ele denominou de átomos.
04) O cientista Chadwick, em 1932, estudando descargas elétricas em gases submetidos a baixa pressão (gases rarefeitos), descobriu o elétron, uma partícula menor que o átomo que apresenta carga elétricanegativa; portanto estava provado que o átomo não era indivisível como afirmava Aristóteles.
08) O físico dinamarquês Niels Bohr provou, com base em dados experimentais, que o átomo era uma pequena estrutura que se assemelha (analogamente) a uma bola de bilhar.
16) Para o físico neozelandês Ernest Rutherford o átomo é uma estrutura esférica em alusão ao Sistema Solar, ou seja, o núcleo correspondeao Sol e os elétrons se comportam como os planetas orbitando ao redor do mesmo.

4 – (UFBA) O modelo que elucida o átomo em alusão ao nosso Sistema Solar (Sol = núcleo; planetas = elétrons) foi proposto por
01) Thompson. 02) Dalton. 04) Bohr. 08) Lavoisier.
16) Rutherford.






5 – ( UFBA) A respeito da experiência de Rutherford, verifique as afirmações a seguir e nasequência dê como resposta a soma algébrica das afirmações corretas.
01) A experiência consistiu no bombardeamento de partículas alfa sobre uma finíssima lâmina de ouro.
02) Rutherford foi o primeiro a provar que o modelo de Dalton estava errado, ao afirmar que átomo era uma esfera indivisível.
04) Com esta experiência Rutherford concluiu que o átomo é constituído de uma região central chamadanúcleo, onde se encontram os prótons, partículas carregadas negativamente, e
que por sua vez concentram praticamente toda a massa do átomo.
08) Uma das conclusões a que se chegou Rutherford foi que existe uma região extranuclear que ele denominou eletrosfera, onde se encontram os elétrons.
16) Uma dúvida que ocorreu em Rutherford ao término de sua experiência foi “por que os elétrons giram aoredor do núcleo e não dissipam energia?”.

6 – (UFBA) No início do século XX, verificou-se que um elétron numa mesma camada, apresentava energias diferentes. Tal fato não poderia ser possível se as órbitas fossem circulares. Então o mesmo sugeriu que as órbitas fossem elípticas, pois elipses apresentam diferentes excentricidades, ou seja, distâncias diferentes do centro, gerando diferentes...
tracking img