Escalas e cotagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCALAS | COTAGEM

Escalas
Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel em tamanho real. Mas, existem objectos, peças, animais, etc. que não podem ser representados em tamanho real. Alguns são muito grandes para caber numa folha de papel.Outros são tão pequenos, que se os reproduzíssemos em tamanho real seria impossível analisar os seus detalhes. Para resolver tais problemas, é necessário reduzir ou ampliar as representações destes objectos. Manter, reduzir ou ampliar o tamanho da representação de alguma coisa é possível através da representação à escala. O que é escala? A escala é uma forma de representação que mantém as proporçõesdas medidas lineares do objecto representado. Em desenho técnico, a escala indica a relação do tamanho do desenho da peça com o tamanho real da peça. A escala permite representar, no papel, peças de qualquer tamanho real. Nos desenhos à escala, as medidas lineares do objecto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente. As dimensões angulares do objecto permaneceminalteradas. Nas representações em escala, as formas dos objectos reais são mantidas. O desenho técnico que serve de base para a execução de uma peça é, em geral, um desenho técnico rigoroso. Este desenho, também chamado de desenho técnico definitivo, é feito com instrumentos: compasso, régua, esquadro, ou até mesmo a computador. Mas, antes do desenho técnico rigoroso é feito um esboço cotado, quasesempre à mão livre. O esboço cotado serve de base para o desenho rigoroso. Ele contém todas as cotas da peça bem definidas e legíveis, mantendo a forma da peça e as proporções aproximadas das medidas. Veja, a seguir, o esboço de uma bucha.

#

IPCA . Escola Superior de Tecnologia . geometria e projecção I . design gráfico | design industrial . © cláudio ferreira | 2006

ESCALAS | COTAGEMEscala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. Veja um desenho técnico em escala natural.

1:1 A indicação da escala do desenho é feita através de dois numerais separados por dois pontos. O numeral à esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho técnico. O numeral à direita dos dois pontos representa as medidas reais da peça. Naindicação da escala natural os dois numerais são sempre iguais. Isso porque o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de : (lê-se um por um). A escala natural é sempre indicada deste modo: :.
#2

Escala de redução é aquela em que o tamanho do desenho técnico é menor que o tamanho real da peça. Veja um desenho técnicoem escala de redução.

1:20 As medidas deste desenho são vinte vezes menores que as medidas correspondentes do eixo de vagão real. Na indicação da escala de redução o numeral à esquerda dos dois pontos é sempre . O numeral à direita é sempre maior que . No desenho acima o objecto foi representado na escala de :20 (que se lê: um por vinte).

IPCA . Escola Superior de Tecnologia . geometria eprojecção I . design gráfico | design industrial . © cláudio ferreira | 2006

ESCALAS | COTAGEM

Escala de ampliação é aquela em que o tamanho do desenho técnico é maior que o tamanho real da peça. Veja o desenho técnico de uma agulha de injeção em escala de ampliação.

2:1 As dimensões deste desenho são duas vezes maiores que as dimensões correspondentes da agulha de injeção real. Estedesenho foi feito na escala 2: (lê-se: dois por um). Neste caso, o numeral da esquerda, que representa as medidas do desenho técnico, é maior que . O numeral da direita é sempre  e representa as medidas reais da peça.
#

desenho natural > ampliação > redução >  :  2 :   : 2

peça

Cotagem de ângulos em diferentes escalas Observe os dois desenhos a seguir. O desenho da esquerda está...
tracking img