Sistema muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA MUSCULAR
INTRODUÇÃO
O sistema muscular é de extrema importância para o funcionamento do corpo humano. Usamos os músculos do corpo constantemente de forma voluntária (ao levantar um objeto, por exemplo) e involuntária (batimentos do coração e movimentos peristálticos).
É importante salientar que o estudo do sistema muscular é de extrema importância para o profissional de educaçãofísica já que a principal função dos músculos é desenvolver tensão e executar trabalhos mecânicos, ou seja, promover o movimento.
Neste trabalho, falaremos dos três tipos de músculos, seus constituintes, organização, suas contrações e faremos uma comparação de cada um deles, além de mostrar através de gráficos e desenhos seus potenciais de ação e explicações ilustrativas do conteúdo.
TIPOS DEMÚSCULOS E PRINCIPAIS COMPONENTES
Podemos classificar os músculos em três categorias com seus principais componentes:
Músculos esqueléticos:
- Tecido muscular esquelético ou estriado (aquele que é fixado aos ossos do corpo)
Músculo cardíaco:
- Tecido muscular cardíaco (do coração)
Músculos lisos:
- Tecido muscular liso ou não-estriado (encontra-se na parede de órgãos como a bexiga, útero,intestino e vasos sanguíneos)
Os três tipos musculares têm as seguintes características
• Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso;
• Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento;
• Podem retornar à forma e ao tamanho originais.



MÚSCULO ESQUELÉTICO
Cerca de 40% do corpo são compostos por músculos esqueléticos, quecompõem o maior sistema orgânico do ser humano e representa o principal local de transformação e armazenamento de energia.
Todos os músculos esqueléticos são formados por numerosas fibras, cada uma dessas fibras, por sua vez, é formada por subunidades sucessivamente menores.
Na maioria dos músculos, as fibras se estendem por todo comprimento do músculo; exceto por cerca de 2% das fibras, cadauma só é inervada por apenas uma terminação nervosa, localizada próximo ao meio da fibra.
ORGANIZAÇÃO E CONSTITUINTES
SARCOLEMA – o sarcolema é a membrana celular da fibra muscular, também chamada de membrana plasmática, com revestimento externo, e composta por fina camada de material polissacarídeo, contendo numerosas fibrilas delgadas de colágeno, que se funde com a uma fibra tendinosa e seuni em feixes, para formar os tendões musculares que se prendem ao osso.
MIOFIBRILAS
OS FILAMENTOS DE ACTINA E DE MIOSINA – cada fibra muscular contém centenas e milhares de miofibrilas a qual contém cerca de 1500 filamentos de miosina e cerca de 3000 filamentos de actina; ambos são grandes moléculas polimerizadas de proteínas, responsáveis pela contração muscular.
Os filamentos de miosina e deactina ficam parcialmente interligados, o que faz com que a miofibrila apresente faixas claras e escuras. As faixas claras só contêm filamentos de actina e são chamadas faixas I por serem isotrópicas a luz polarizada. As faixas escuras contêm os filamentos de miosina, bem como as extremidades dos filamentos de actina onde se entremeiam com os de miosina; são chamadas de faixas A por seremanisotrópicas a luz polarizada.
PONTES CRUZADAS – É a pequena projeção que proemina ao longo de toda extensão da superfície do lado dos filamentos de miosina, exceto em sua parte central. A interação entre essas pontes cruzadas e os filamentos de actina produz contração.
O FILAMENTO DE ACTINA - é formado por três componentes protéicos: actina, tropomiosina e troponina. O filamento de actina é umamolécula protéica com duas cadeias de actina F, cada cadeia de actina F é formada por moléculas polimerizadas de actina G, presa a cada uma dessas moléculas de actina G está uma molécula de ADP, acredita-se que essas moléculas sejam sítios ativos com que interagem as pontes cruzadas dos filamentos de miosina para promover a contração muscular.
O FILAMENTO DE MIOSINA – o filamento de miosina é...
tracking img