Erwtewr

2324 palavras 10 páginas
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB
Ciências Contábeis

José Gilvamar Moreira Nunes Filho

CUSTO PADRÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO

Marabá-PA
2012

José Gilvamar Moreira Nunes Filho

CUSTO PADRÃO E PONTO DE EQUILÍBRIO

Trabalho de pesquisa apresentado na disciplina de Contabilidade de Custo - Graduação em Ciências Contábeis da FACIMAB, sob a orientação da Renata.

Marabá-PA
2012

Custo-Padrão

O custo padrão baseia-se em referências determinadas a partir da análise das condições “normais” de produção, considerando um bom desempenho de mão-de-obra, uso de matéria-prima, máquinas e equipamentos, e outros fatores de produção. Entenda como condições normais de produção as que são consideradas desejáveis, mas não fictícias, inatingíveis.
O custo-padrão é mencionado quando se trata de custos de produção. No entanto, sistemas de custo-padrão podem ser utilizados nas áreas: administrativa, de distribuição, e outros departamentos.
A análise de custos permite constatar desvios ocorridos, identificando possíveis irregularidades e ineficiências na utilização de recursos.
2. Tipos de Padrões
Normalmente, o custo-padrão é dividido em dois tipos: padrão ideal e padrão corrente.
Padrão Ideal: Seria um custo desenvolvido em laboratório, com base em estudos minuciosos de tempos e movimentos, com o trabalhador mais bem qualificado para executar aquela tarefa. As perdas de matéria-prima admitidas seriam somente aquelas impossíveis de serem eliminadas.
Padrão Corrente: é um padrão para um determinado período, para certas condições e para determinadas circunstâncias, unindo aspectos teóricos e práticos. Toma o lugar de um custo real e se endereça para os livros de contas e, mesmo, talvez, para os demonstrativos financeiros. Quaisquer variações entre custos reais e padrão são encaradas como lucros ou perdas,

Relacionados