Erva de santa maria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERVA-DE-SANTA-MARIA (Chenopodium ambrosioides L.)

Chenopodium ambrosioides L, pertence à família Quenopodiácea herbácea muito ramificada com altura de 40 cm a 1m(1,2,3,4) originaria da América tropical (México e outros países), encontra-se naturalizada em todo o mundo e considera-se uma das espécies com maior área de dispersão. É uma planta polimorfa da qual se conhecem numerosas formas, sobo ponto de vista medicinal, para o isolamento da sua essência, espontânea nas pastagens e terras incultas do sul e ocidente dos E.U.A, hoje cultivada no Estado da Maryland, também um pouco no Estado de Dacota do Sul. No Brasil, essa espécie tem ampla distribuição, com ocorrência em quase todo o território, onde recebe vários nomes populares: anserina(1), erva-de-santa-maria(1,2,3), mentruz(1,2),quenopódio(1,2) ambrisina(2), cambrósia(2), ambrósia-do-méxico(2), apazote(2,3), caácica(2), canudo(2), chá-do-méxico(2,3,4), chá-dos-jesuítas(2,3,4), cravinho-do-ato(2), erva-das-cobras(2), erva-do-formigueiro(2), erva-embrósia(2), erva-formigueira(2), erva-pomba-rota(2), erva-santa(2), lombrigueira(2), mastruço(2), mastruz(2), mata-cobra(2), mentrasto(2), mentrei(2), mentruço(2), mentrusto(2),pacote(2), paico(3), é considerada uma erva perene(2,3,4).
Planta com cheiro persistente e desagradável, caules ascendentes canelados, folhas pecioladas, alternadas, oblongas-lancioladas, agudas no ápice, pilosas, de margem
sinuado-denteda (1,2,3,4,6). Apresenta inflorescência em forma de espigas axilares, com numerosas flores verdes dispostas em panículas piramidais (1,2,3,4,5). Asflores são pentâmeras, possui cinco estames, hermafroditas ou unissexuais, de perianto persistente formado por cinco tépalas unidas na base e que acabam por envolver os aquênios, globosos ou deprimidos (1,4,5). Os frutos são muito pequenos do tipo aquênio, esféricos, pretos, ricos em óleo e muito numerosos, geralmente confundidos com sementes (1,2,3,4,5), com cerca de 1,5mm de diâmetro, brilhantes.A epiderme apresenta células com paredes sinuosas, ligeiramente poliédricas na epiderme inferior. Estômatos do tipo anomocítico são observados nas duas faces(5,6). Apresenta tricomas tectores falciformes que ocorrem nas duas faces e tricomas glandulares vesiculosos estão restritos à face abaxial localizados em depressões da lâmina foliar(5,6).
O mesófilo é heterogêneo eassimétrico. O parênquima paliçádico apresenta de uma a duas camadas e o parênquima lacunoso é constituído de células de tamanhos e formas irregulares(5,6). Podem ser encontradas drusas tanto nas células do parênquima paliçádico, como do lacunoso (6). Os feixes vasculares são do tipo colateral. Os grãos de pólen são esféricos apresentando exina espinhosa(5). Bolsas contendo areia cristalina podem serobservadas em todo o mesófilo(5).
As flores e as sementes são pequenas e verdes quando frescas, e pretas quando secas (Chenopodim Ambrosioides, 2001) O Chenopodium ambrosioides é constituído de hidrocarbonetos terpênicos (cimeno, limonemo, terpineno entre outros) e de ascaridol(CARDOSO et al.,).
Em levantamentos da Organização Mundial da Saúde como uma das mais utilizadas entre osremédios tradicionais no mundo inteiro (LORENZI). Sua ampla utilização deve-se à presença de elevados teores de ascaridol, nas folhas e no caule(seu óleo essencial possui 90% de ascaridol) (SANTOS,2006).As folhas fornecem, por arraste de vapor, até 9,2 de óleo essencial com até 60% de ascaridol, enquanto dos frutos se obtém até 20% deste óleo com 80 a 90% de ascaridol, que é o principio ativovermífugo da planta(LORENZI). Todas as partes das plantas tem poder analgésico, anti-helmíntico, anti-inflamatório, estomática, vermífugo e, mais recentemente está sendo testada no tratamento contra células tumorais (NASCIMENTO, 2005), o sumo da planta é usado em formas caseiras associadas a leite para tratamento de bronquite e tuberculose. Externamente, pode ter uso tópico em hemorroidas, para...
tracking img