Erros, desvios, algarismos significativos e as incertezas.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: FISICA EXPERIMENTAL I
ALUNOS: Claudemir José de Lima, Pedro Ivo
PROFESSOR: Adeilson Pessoa Melo

AS GRANDEZAS FÍSICAS, O SI, A MEDIÇÃO,
ERROS, DESVIOS, ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS E AS INCERTEZAS.

Aracaju
2012

Sumário


1.INTRODUÇÃO 01
2. OBJETIVO GERAL 03
2.1 Objetivo Especifico 03
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA04
3.1 Grandezas Físicas e a Medição 04
3.1.1 Sistema Internacional de Medidas 05
3.2 Os Algarismos Significativos, A teoria dos Erros, Os desvios e as Incertezas 06
3.2.1 A teoria dos erros 06
3.2.2 Medidas Diretas e Indiretas 08
3.2.3 Os Algarismos Significativos de uma medida 08
3.2.4 A sensibilidade 08
3.2.5 Desvios de uma grandeza 09
3.2.6 O postulado de Gauss 09
3.2.7 Oerros instrumental ou desvio avaliado de uma medida 10
3.2.8 O erro relativo percentual 10
3.2.9 Incerteza da medida 11
4. MATERIAIS E MÉTODOS 12
4.1 Materiais 12
4.2 Métodos 12
5. RESULTADOS 13
6. CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

A física sendo uma ciência especifica e quantitativa necessita muito dos processos de medição, a medição pode sersimplesmente conceituada como o ato de medir uma grandeza física para descrever quantitativamente um fenômeno. (ALONSO, Marcelo, FINN, Edward J., 2007. 13 p.).
Fenômenos físicos são observados através de experiências e sua melhor compreensão é feita através da análise de dados tabelados, gráficos e respectivas relações matemáticas. Segundo Lorde Kelvin:
“Freqüentemente afirmo que se pudermos mediraquilo de que falamos e exprimir por números o resultado, conhecemos algo sobre o assunto; mas se não o pudermos, nosso conhecimento é deficiente e insatisfatório; pode ser o início do conhecimento, mas, dificilmente teremos em nossos raciocínios alcançado o estágio da Ciência, qualquer que seja o assunto” (William Thomson 1824 - 1907).

Grandeza física é uma propriedade de um corpo, ou umacaracterística de um fenômeno, susceptível de ser medida.
O ato de medir é muito antigo e encontrar um precursor de tais atividades não é fácil, segundo Dias, José Luciano de Matos (1998,292 p):
“A necessidade de medir é muito antiga e remonta à origem das civilizações. Por longo tempo cada país, cada região, teve seu próprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas, entretanto, eramgeralmente arbitrárias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, pé, polegada, braça, côvado. “(DIAS, José Luciano de Mattos. Medida, normalização e qualidade; aspectos da história da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Ilustrações, 1998. 292 p.) Disponível em:<http://www.ipem.sp.gov.br/5mt/unidade.asp?vpro=historia>Acesso em 21 abril 2012.

Na antiguidadeexistiam muitos problemas referentes às unidades de medidas e em 1789 na tentativa de resolver esse problema o Governo Republicano Francês pediu a academia de ciência da França que criasse um sistema de medidas baseado numa "constante natural", ou seja, não arbitrária. Dai então o sistema decimal foi criado e logo depois foi modernizado e atualizado ao Sistema Internacional de Unidades (SI) que usamoshoje. Em grande parte do mundo é usado esse sistema.
O SI (Sistema Internacional de Unidades) tem como grandezas fundamentais o comprimento, a massa, o tempo, a intensidade de corrente, a intensidade luminosa e o grau termométrico.
A ciência avançou e grandes descobertas foram feitas com ajuda da medição, imaginar o avanço da humanidade sem o suporte das técnicas e resultados proporcionados pelamedição é quase que impossível. Tais benefícios são notados em diversos seguimentos da sociedade, como por exemplo: na engenharia, medicina, economia, etc...
O trabalho aqui apresentado tem como intuito mostrar a importância do assunto mencionado e explica-lo através de resultados numéricos, experiências e literatura. Usando um conjunto de réguas (decimetrada, centimetrada e milimetrada)...
tracking img