Erp – enterprise resources planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP – ENTERPRISE RESOURCES PLANNING

SUMÁRIO

1 introdução 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA 4
2.1 evolução histórica 4
2.2 planejamento 4
2.3 GERENCIAMENTO 5
2.3.1 Plano de Objeto 6
2.3.2 Gerenciamento de Riscos 7
2.3.3 Desenho da Solução 7
2.3.4 Gerenciamento de Mudanças 9
2.3.5 Construção 10
2.4 Implantação e testes 12
2.5 EXECUÇÃO 14
2.6 a IMPORTÂNCIA DO ERP NAS EMPRESAS 15
2.6.1Fatores Desfavoráveis à Implantação de um Sistema ERP 16
2.6.2 Fatores Favoráveis à Implantação de um Sistema ERP 16
3 conclusão 18
REFERÊNCIAS 19
introdução

Este trabalho tem por intuito apresentar informações sobre o Sistema Integrado de Gestão: ERP – Enterprise Resources Planning. Em primeiro momento procurou-se especificar o conceito deste programa, bem como sua evolução histórica.Em seguida foi proposto um modelo de implantação, conforme o autor Colangelo Filho (2001, p.71) explica em parte de seu livro:

A implantação de um sistema integrado de gestão envolve uma grande quantidade de tarefas que são realizadas em períodos que variam de alguns meses a alguns anos, e dependem de diversos fatores, tais como: as dimensões da empresa, a magnitude doesforço de redesenho de processos, a disponibilidade de recursos, etc. Uma forma de apresentar essas tarefas é criar um modelo de projeto e explorar seus componentes, estruturas e interrelações.

Para a implantação de sistemas ERP pode ser utilizado um modelo de implantação porém, a maioria dos fornecedores de sistemas ERP possui sua própria metodologia de implantação e licencia seus clientes parautilizá-las. Neste trabalho será apresentado um modelo de implantação e as fases que o compõem.
O modelo de implantação proposto possui as seguintes fases: planejamento, gerenciamento, testes e implantação e execução.
Por fim, foram exemplificados pontos favoráveis e desfavoráveis da implantação deste sistema, de modo que se possa avaliar a importância de implantação do mesmo.FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O ERP (Enterprise Resources Planning) é uma ferramenta tecnológica de gestão empresarial, utilizado por empresas do mundo todo.
É um sistema operacional que coleta dados e os armazenam em apenas um banco de dados, que pode então ser utilizado por todos os setores de uma empresa.
Seu objetivo é tornar mais fácil o gerenciamento e a coordenação das operações diárias de qualquerempresa, possibilitando que se tenha uma visão mais ampla dos negócios. O ERP propicia uma maior confiabilidade dos dados, fazendo que os diferentes setores da empresa troquem informações, sendo estes dados monitorados em tempo real.

1 evolução histórica

No início da era tecnológica surgiram aplicativos com finalidades especificas nas empresas, operando por departamentos,destacando-se na área contábil, sistemas como de: contabilidade, estoques, contas à pagar, contas à receber, controle patrimonial, escrita fiscal e folha de pagamento.
Na década de 90, juntamente com o surgimento do Windows, iniciou-se difusão do ERP ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil), exigindo integração total e eliminando as, que podem-se chamar de “ilhas deparmentais”.Com esta integração, ganhou-se tempo com a eliminação de retrabalhos e aperfeiçoamento com menos erros de digitação, maior segurança e redução de fraudes, informações rápidas, precisas e com qualidade e, claro, com maior apoio nas tomadas de decisões.

2 planejamento

Nesta fase a empresa é analisada e são identificados todos os processos e atividades realizados, ou seja, é a fase em que édefinida a necessidade ou não do uso do ERP. Além do mais, um projeto de implantação de ERP demanda de tempo e disponibilidade de recursos, portanto, investir em sistemas integrados pode ser viável ou não para a empresa.
Nesta fase então, são desenvolvidos os objetivos e os planos, e também há a definição dos procedimentos e recursos materiais e humanos à serem utilizados para a execução do...
tracking img