ERP (Enteprise Resource Planning, Planejamento de Recursos Empresariais)
 
Introdução

Com o avanço da Tecnologia da Informação as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais parasuportar suas atividades. Geralmente, em cada empresa, vários sistemas foram desenvolvidos para atender aos requisitos específicos das diversas unidades de negócio, plantas, departamentos e escritórios.Por exemplo, o departamento de planejamento da produção utiliza um sistema próprio e o departamento de vendas utiliza outro. Dessa forma, a informação fica dividida entre diferentes sistemas.

Osprincipais problemas dessa fragmentação da informação são a dificuldade de obtenção de informações consolidadas e a inconsistência de dados redundantes armazenados em mais de um sistema. Os sistemas ERP(Enterprise Resource Planning) solucionam esses problemas ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio das empresas.

Ossistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Neles, foram agregadas as funções de programação mestre da produção, cálculo grosseiro de necessidades decapacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram deatender apenas as necessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos demanufatura. O MRP passou, então, a ser chamado de MRP II (Manufacturing Resource Planning -  Planejamento de Recursos de Manufatura).

Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, osfornecedores de sistemas desenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas com escopo que ultrapassa os limites da manufatura. Como exemplos, foram criados os módulos de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Erp (enteprise resource planning, planejamento de recursos empresariais). TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erp-Enteprise-Resource-Planning-Planejamento-De/12219.html

MLA

"Erp (enteprise resource planning, planejamento de recursos empresariais)" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erp-Enteprise-Resource-Planning-Planejamento-De/12219.html>.

MLA 7

"Erp (enteprise resource planning, planejamento de recursos empresariais)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erp-Enteprise-Resource-Planning-Planejamento-De/12219.html>.

CHICAGO

"Erp (enteprise resource planning, planejamento de recursos empresariais)." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Erp-Enteprise-Resource-Planning-Planejamento-De/12219.html.