Erp-eenterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP.

Origem.

Não existem registros precisos de quando foram criados os sistemas ERP, mais diversas pesquisas apontam que sua origem foi em 1979 na Europa, quando a empresa alemã SAP (Systeme Anwendunge, und Produkte in Datenverarbeitung) desenvolveu o R/2, uma primeira versão de seu software ERP (CARNEIRO e DIAS, 2004)

Segundo Padilha e Marins (2005) o ERP-Enterprise Resource Planning ouPlanejamento dos Recursos da Empresa chegaram ao Brasil em meados da década de 90, quando aqui aportaram as empresas estrangeiras do setor, tendo sua origem centrada no MRP-Planejamento das Necessidades de Materiais e no MRPII-Planejamento dos Recursos de Manufatura, uma evolução de seus antecessores.

O ERP, a denominação dada por Keller (1995) em relatório do Gartner Group, empresa deconsultoria, é um modelo de gestão corporativo baseado num sistema de informação, com o objetivo de promover a integração entre os processos de negócios da organização e fornecer elementos para as decisões estratégicas. O sistema ainda possibilita à empresa automatizar e integrar a maioria de seus processos de negócio, compartilhar dados e práticas em toda a empresa e produzir e acessar as informações emtempo real.

Esses sistemas oferecem as organizações à capacidade de modelar todo o panorama de informações que possui e de integrá-los de acordo com suas funções operacionais. Eles devem ser capazes de relacionar as informações para a produção de respostas integradas a consultas que digam respeito à gestão de todo negócio. (JAMIL, 2001)



EVOLUÇÃO

O surgimento do ERP pode ser vistocomo uma evolução a partir dos sistemas MRP e MRPII. Assim, na década de 1970, o foco da manufatura estava centrado nos MRP, planejamento de recursos de materiais, que traduzia o MPS ou programa mestre de produção, em necessidades líquidas para todos os componentes da árvore de materiais BOM3.

O passo seguinte, na década de 1980, foi a evolução para os sistemas MRPII, planejamento dos recursos damanufatura, incluindo módulos relativos a custos, dados de engenharia e chão-de-fábrica.
Na década de 1990, o MRPII foi ampliado para cobrir áreas de engenharia, finanças, vendas, suprimentos, empreendimentos e recursos humanos, denominando-se de ERP a esta nova configuração.

O ERP é um sistema que facilita o fluxo de informações dentro de uma empresa, integrando as diferentes funções quaissejam: manufatura, logística, finanças, recursos humanos e engenharia entre outras. Ainda apresenta uma base de dados que opera em uma única plataforma e que consolida todas as informações em um único ambiente computacional.

O sistema ERP é definido como um software que integra todas as diferentes funções de uma empresa e que apresenta uma base de dados que opera em uma única plataformaconsolidando toda a operação do negócio em um único ambiente computacional. O objetivo do ERP é de colocar a informação uma só vez no sistema, tornando a imediatamente acessível a todos os clientes do sistema e da informação. Assim, todos utilizam sempre à mesma informação, eliminando erros. Portanto um sistema tem características de ERP quando este possibilita à empresa automatizar e integrar a maioriade seus processos de negócio, compartilhar dados e práticas em toda a empresa e produzir e acessar as informações em tempo real.

O ERPs apresentam diversos módulos que tratam as diferentes funções da empresa e também podem apresentar e desenvolver aplicações específicas, tais como aplicações para governo e hospitais, e, ultimamente, os fabricantes tem desenvolvido ou incorporado aplicaçõespara o gerenciamento da logística de distribuição e para a programação com capacidade finita.

O ERP utiliza a arquitetura cliente/servidor, significando que qualquer cliente do sistema que utiliza uma aplicação como manufatura ou finanças acessa a informação que se encontra armazenada na base de dados comum ou servidor, refletindo conceito de processamento distribuído. Além disso, o ERP utiliza...
tracking img