Erp-eenterprise resource planning

1258 palavras 6 páginas
ERP.

Origem.

Não existem registros precisos de quando foram criados os sistemas ERP, mais diversas pesquisas apontam que sua origem foi em 1979 na Europa, quando a empresa alemã SAP (Systeme Anwendunge, und Produkte in Datenverarbeitung) desenvolveu o R/2, uma primeira versão de seu software ERP (CARNEIRO e DIAS, 2004)

Segundo Padilha e Marins (2005) o ERP-Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa chegaram ao Brasil em meados da década de 90, quando aqui aportaram as empresas estrangeiras do setor, tendo sua origem centrada no MRP-Planejamento das Necessidades de Materiais e no MRPII-Planejamento dos Recursos de Manufatura, uma evolução de seus antecessores.

O ERP, a denominação dada por Keller (1995) em relatório do Gartner Group, empresa de consultoria, é um modelo de gestão corporativo baseado num sistema de informação, com o objetivo de promover a integração entre os processos de negócios da organização e fornecer elementos para as decisões estratégicas. O sistema ainda possibilita à empresa automatizar e integrar a maioria de seus processos de negócio, compartilhar dados e práticas em toda a empresa e produzir e acessar as informações em tempo real.

Esses sistemas oferecem as organizações à capacidade de modelar todo o panorama de informações que possui e de integrá-los de acordo com suas funções operacionais. Eles devem ser capazes de relacionar as informações para a produção de respostas integradas a consultas que digam respeito à gestão de todo negócio. (JAMIL, 2001)

EVOLUÇÃO

O surgimento do ERP pode ser visto como uma evolução a partir dos sistemas MRP e MRPII. Assim, na década de 1970, o foco da manufatura estava centrado nos MRP, planejamento de recursos de materiais, que traduzia o MPS ou programa mestre de produção, em necessidades líquidas para todos os componentes da árvore de materiais BOM3.

O passo seguinte, na década de 1980, foi a evolução para os sistemas MRPII, planejamento dos recursos da

Relacionados

  • Sistemas de informação
    1168 palavras | 5 páginas