Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ERGONOMIA

ERGONOMIA
Francisco Armond do Amaral

Aula 01

O que é Ergonomia?
O termo Ergonomia é derivado das palavras gregas Ergon (trabalho) e nomos (regras). Nos Estados Unidos, usa-se também, como sinônimo, human factors (fatores humanos). Ergonomics Research Society, Inglaterra, 1949 Sociedade de Pesquisa em Ergonomia. Ergonomia “é o estudo dorelacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução de problemas surgidos desse relacionamento”. Associação Internacional de Ergonomia (IEA), 1961 Representa associações de 40 diferentes países com 19 mil sócios. Ergonomia (ou human factors) “é uma disciplina científica que estudainterações dos homens com outros elementos do sistema, fazendo aplicações da teoria, princípios e métodos de projeto, com o objetivo de melhorar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema.”. Segundo Itiro Iida “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem.” Outras definições Em 1972, Wisner considera que Ergonomia é “o conjunto dos conhecimentos científicos relativos ao homem enecessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, de segurança e eficácia”. Em 1983, Lomov e Venda, em função das várias denominações utilizadas – Ergonomia, Ergologia, Humam Factors -, refletem sobre a finalidade deste campo de estudo: “Qualquer que seja o nome utilizado, o que se pretende é o estudo dos diferentes aspectos laborais como propósito de otimizá-los”.

Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Francisco Armond do Amaral

Notas de Aula de Ergonomia Página 1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ERGONOMIA

Em 1989, no Congresso Internacional de Ergonomia, adotou-se o seguinte conceito: “A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seu objetivo éelaborar, mediante a constituição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação do homem aos meios tecnológicos e aos ambientes de trabalho e de vida”.

Nascimento e Evolução da Ergonomia
Pode-se dizer que a Ergonomia surgiu quando o homem começou a utilizar objetos que facilitavam a suavida. Na produção artesanal havia a preocupação de se adaptar os objetos artificiais e o meio ambiente natural ao homem. Século 18 – Revolução Industrial As fábricas eram: - sujas; - barulhentas; - perigosas e - escuras • • Jornadas de trabalho de até 16 horas. Regime de trabalho de semi-escravidão sem direito a férias.

No início do século 20 surge nos Estados Unidos o Movimento da AdministraçãoCientífica, que ficou conhecido como Taylorismo. Na Europa, principalmente na Alemanha, França e países escandinavos, por volta de 1900, começam a surgir pesquisas na área de fisiologia do trabalho, na tentativa de transferir para o terreno prático os conhecimentos em fisiologia desenvolvidos em laboratórios. Durante a 1ª Guerra Mundial (1914-1917), fisiologistas e psicólogos foram chamados paracolaborarem no esforço de aumentar a produção de armamentos. Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), foram utilizados conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, para construir instrumentos bélicos complexos como submarinos, tanques, aviões... O objetivo era adaptar os instrumentos bélicos às características e capacidades do operador, melhorando o desempenho e reduzindo a fadiga e os acidentes.Após a 2ª Grande Guerra, estes conhecimentos começam a ser aplicados na vida civil. Porém os Estados Unidos, através do seu Departamento de Defesa, começou a apoiar pesquisas na área. Só recentemente começou a ser aplicada, em maior grau, na indústria não-bélica.

Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Francisco Armond do Amaral

Notas de Aula de Ergonomia Página 2

UNIVERSIDADE...
tracking img