Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Postura/Movimento/Ritmo
Os terapeutas que executam e massagem regularmente, estão cientes que esta atividade lhes coloca exigências acima das suas capacidades físicas. A não ser que a sua postura e movimento sejam direcionados de acordo com a direção do movimento. O terapeuta/estudante descobrirá que fazer tratamentos de massagem é fatigante. Também tem o potencial de induzir o síndrome de usoexcessivo .Para alcançar máxima efetividade o terapeuta deveria agir de acordo com os princípios orgânicos, ou seja, ter em atenção a segurança da sua posição e postura para com a organização dos seus movimentos. Embora pareça ser complicado, quando no princípio se aprende a massagear, o estudante e futuro terapeuta não se deve sentir desencorajado. Como em qualquer outra habilidade psicomotora, oaperfeiçoamento da técnica é alcançado com a prática.
Base de (suporte) Sustentação:
A posição dos pés é importante por três razões.
* Em primeiro lugar, o posicionamento dos pés deve ser correto, permitindo ao terapeuta alcançar todas as partes do corpo do paciente, sem esforço. As articulações das mãos, braços e coluna podem e devem ser suportadas, numa posição livre de stress, se o pesodo corpo for transferido de um pé para o outro. Deste modo reduz-se a necessidade de posicionamentos incorretos para se conseguir alcançar a parte do corpo pretendida.
* Em segundo lugar, a posição na qual os pés estão virados/direcionados é importante para capacitar a transferência de peso sem ocorrer rotação do tronco. O joelho para o qual o peso é transferido dobra-se, resultando numapostura pulmonar.
* Por último, a posição do pé é importante para o equilíbrio. O corpo depende dos pés para o suporte da base. A área que fecha os pés e os abrange. Quanto mais distantes os pés estiverem um do outro, mais larga é a base de sustentação. O peso do corpo é transferido para o solo através da linha de gravidade, ficando o corpo mais estável quando a linha de gravidade se encontra nocentro da base se sustentação. Se a linha de gravidade cair fora da base, o corpo não se consegue equilibrar, este deslocamento improvável acontece quando a base de sustentação é larga. Estabilidade e balanço fazem com que o corpo seja capaz de se manter numa posição relaxada, permitindo ao terapeuta realizar a massagem numa posição harmoniosa e sem esforço dos grupos musculares.
Posição:
OTerapeuta encara, ou seja, coloca-se de frente na direção das manipulações da massagem. Isto varia de acordo com a área do corpo que vai ser tratada. Os exemplos seguintes podem ser adoptados para envolver outras técnicas de massagem.
* Manipulações longas / técnicas de effleurage: Área do corpo : costas. A terapeuta está de pé mais perto do lado esquerdo da marquesa, onde ela possa colocar as suasmãos no princípio da área a manipular, sem que ocorra rotação do tronco. O pé esquerdo encontra-se confortavelmente posicionado em frente ao pé direito. O pé esquerdo encontra-se direcionado para a cabeceira da marquesa e o pé direito está numa posição angular relativamente ao pé esquerdo. No início da execução da técnica de massagem o peso do corpo encontra-se distribuído.
* Manipulações depequena amplitude numa estrutura específica: Para a técnica de fricção, o terapeuta posiciona-se de frente à estrutura a tratar. O pé esquerdo posiciona-se à frente do pé direito. A mão esquerda suporta a coxa do paciente, enquanto que a mão direita realiza a manipulação. Como se trata de uma técnica profunda é necessário haver uma transferência de peso substancial para o paciente, através dos braçosdo terapeuta, os quais exercem uma pressão sobre os tecidos moles.
Postura e Movimento:
O terapeuta deverá aplicar sempre, os princípios gerais de segurança postural quando está a dar uma massagem, como prevenção do sistema músculo-esquelético. As maiores áreas de risco são identificadas abaixo e são sugeridos os respectivos modos de prevenção:
* Excessivas causas de alcançar movimentos...
tracking img