Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA
Qualidade de vida e produtividade

RESUMO

A produtividade e a qualidade do produto ou do serviço, está diretamente vinculada ao posto de trabalho, e, por conseguinte, o sistema produtivo, sendo assim estes, deverão estar ergonomicamente adequados aos colaboradores, para que possam realizar suas atividades com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos à saúde física,psicológica e cognitiva.Ao longo dos anos, a ergonomia deixou de atuar somente no conforto e segurança, e passou a ser necessidade para o desenvolvimento das empresas no que é chamado de mundo globalizado. Com pesquisas em sites e artigos científicos, este, trata de mostrar um contexto teórico e figurativo sobre ergonomia. Mostrando a necessidade que temos de interagir mais com este tema que estádestacado no cenário industrial, e, porque não, domestico. Tendo em vários momentos o destaque de que o conforto e a segurança no trabalho tende a gerar maior eficiência e produtividade, isto não só beneficia as organizações, mas sim todo o meio envolvido com o sistema de produção e trabalho em geral.

Palavras-chave: Ergonomia. Confecção. Conforto e Segurança.

2. CONCEITO SOBRE ERGONOMIA

Aocitar a palavra ergonomia, que para muitos ainda é desconhecida, é difícil descrever ao certo o que ela representa. Em termos técnicos, a ergonomia é uma ciência que estuda o convívio das pessoas com diversos tipos de situações, como a adaptação com o ambiente em que vivem, trabalham e estudam, e ainda a convivência com mobiliários e objetos. Visando sempre a lei no menor esforço.
A Associaçãobrasileira de ergonomia define ergonomia como:
A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.(ABERGO, 2000)
Profissionais de segurança e medicina notrabalho, arquitetos, designers de produtos gráficos, administradores, engenheiros, urbanistas, médicos, técnicos de informática, fisioterapeutas e psicólogos, estão direta ou indiretamente ligados com a ergonomia, por ter como premissa a criação e a implantação de meios de adequar ergonomicamente as condições de trabalho, como forma de proporcionar a qualidade de vida no trabalho tanto em ambientesindustriais quanto em ambientes administrativos. As mudanças tecnológicas e as novas técnicas de gestão, introduziram muitas mudanças nos métodos e na padronização dos processos de produção. Com estas mudanças, é de extrema importância projetar oposto de trabalho e, organizar o sistema de produção com uma concepção ergonômica, para que os colaboradores tenham condições adequadas para exercer suasatividades com conforto e segurança no trabalho. Esta estratégia que visa aumento de produtividade, qualidade dos produtos ou serviços, não é mais apenas penúria de segurança e conforto, mas sim, uma estratégia para as empresas sobreviverem no mundo globalizado.
Um laudo ergonômico também resguarda as empresas contra ações judiciais e indenizatórias.As empresas e instituições que empregam pessoassão obrigadas a ter uma análise ergonômica do trabalho, nos padrões indicados pela legislação. Na ausência desse trabalho, as empresas podem ser multadas.Existem órgãos fiscalizadores que podem cobrar este documento, como a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), o Ministério Público do Trabalho (MPT), sindicatos trabalhistas, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), além deassociações de classe.

2.1 PRATICA DA ERGONOMIA

Na aplicação prática, várias têm sido as designações dadas a ergonomia a
partir das diferentes designações encontradas na literatura.
* Ergonomia de projeto – é a incorporação de recomendações
ergonômicas no estágio inicial do projeto de postos de trabalho.
* Ergonomia Industrial – é a correção ergonômica de situações de...
tracking img