Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.0Ergonomia
Suponha um trabalhador diante de um microcomputador: monitor, teclado, mouse, mesa,assento formam um conjunto nem sempre harmônico. As pessoas trabalham em ar condicionado, em móveis e cadeiras giratórias. Mas as pessoas se queixam de dores lombares, nas mãos ,no pescoço e etc.
Vejamos uma grande confecção onde a produção acontece num galpão de grande porte. Impera o ruído dasmáquinas de corte, pesponto, costura, acrescidos do calor resultante da própria edificação e das prensas de acabamento. Os resíduos têxteis formam uma poeira que reduz a iluminação geral obrigando a que cada posto tenha uma iluminação local que aumenta ainda mais a constante térmica e compromete a qualidade do ar.
O ambiente se caracteriza ainda pelo odor de tecidos novos, alguns com muito poucotempo de saída da tinturaria. Esta indústria tem a certificação ISO-9000 e não entende porque recebeu uma notificação da DRT.
A vida diária pode vir a ser muito injusta com um motorista de caminhão de entregas, muitas vezes ofendido por pessoas que certamente ignoram que para além de acelerar, trocar marchas, freiar e estacionar. Esta atividade possui dimensões físicas como carga e descarga -dimensões mentais complexas e urgentes como o estabelecimento de itinerários sob pressão do horário de entrega e face a contingências como engarrafamentos, outros caminhões de entrega...e tendo instâncias afetivas importantes, já tudo isso se dá entre “barbeiros, navalhas e mauricinhos”, tendo ao fundo o delicioso concerto urbano de buzinas, comentários sobre a sua masculinidade em tenor, contralto esopranos, tudo isso traspassado pela “suavidade diáfana” de motores desregulados em funcionamento...
Estes relatos acerca de situações do cotidiano pessoal ou profissional de milhares de pessoas pelo mundo afora, revela que a atividade produtiva de homens e mulheres, jovens e idosos, ou adoentados não é tão simples como possa parecer e que deve ser objeto de algum entendimento, de um estudo maiselaborado. E é isso a que se propõe a Ergonomia: produzir esse entendimento para que as mudanças possam ser feitas, os projetos mais bem elaborados e as decisões tecnológicas melhor assentadas. A saúde das pessoas, a eficiência dos serviços e a segurança das instalações estarão a partir daí, sendo efetivamente incorporadas à vida das organizações.

2.1Definição de Ergonomia
A palavra“Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos.
Mas, o que é Ergonomia, efetivamente?
Ergonomia, antes de mais nada, é uma atitude profissional que se agrega à prática de uma profissão definida. Neste sentido é possível falar de um médico ergonomista, de um psicólogo ergonomista, de um designerergonomista e assim por diante. Esta atitude profissional advém da própria definição estabelecida pela Associação Brasileira de Ergonomia, com base num debate mundial:
A Ergonomia objetiva modifica os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro (ABERGO, 2000).Esta definição que coloca finalidades - modificar os sistemas de trabalho - propósitos de adequar a atividade às características, habilidades e limitações das pessoas - e critérios - eficiência, conforto e segurança - necessita ser complementada por uma outra, que estabeleça qual a tecnologia a que a Ergonomia está referida ou que possua um referente de suas finalidades, propósitos e critérios. Estatecnologia é a tecnologia de realização,de interfaces,entre as pessoas e os sistemas, melhor dizendo,estabelecendo uma relação de adequação entre os aspectos humanos presentes na atividade de trabalho e os demais componentes dos sistemas de produção : tecnologia física, meio-ambiente, softwares, conteúdo do trabalho e organização. Qualquer forma de interação entre o componente humano e os...
tracking img