Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1721 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O operador de TELEMARKETING/TELEATENDIMENTO está presente, praticamente, em todos os segmentos de nosso sistema econômico - financeiro, desde bancos, concessionárias, serviços de saúde, de transporte aéreo, de crédito, de telefonia móvel e fixa, de comunicação, delivery, até os mais diversos tipos de atendimento a clientes nos mais diferentes setores. Todos esses campos de trabalho têm espaçopara o operador de telemarketing.

O profissional do TELEMARKETING atua como um canal de comunicação entre o usuário e o prestador de serviço.

Esse mercado cresce dia a dia e, hoje, não mais podemos dizer simplesmente “Operador de Telemarketing”, pois as atividades extrapolaram o campo do marketing para enredarem para os mais distintos serviços realizados através do “teleserviço” que contribuemsignificativamente para a movimentação econômica das cidades.

Acredita-se que essa modalidade de serviços: “teleserviços” seja extremamente vantajosa e sustentável com uma tendência a um grande crescimento e grandes especializações por ser uma medida não apenas útil, mas, principalmente necessária, tanto para as grandes como para as pequenas economias.

Dentro de uma grande metrópole, porexemplo, o “teleserviço” traz vantagens de caráter direto na economia e na viabilização dos trabalhos frente às grandes problemáticas de tempo x trânsito x atividades.

No caso de pequenas empresas e mesmo pequenas metrópoles, a otimização dos serviços é viabilizada pelo compartilhamento dos profissionais, dos locais de trabalho, dos mecanismos de controle, enfim, de toda gama de encargos humanose físicos que impossibilitariam a uma pequena empresa contratar um profissional, quer seja de marketing ou de auxilio a financeiro ou qualquer outra atividade que permita o trabalho a distância, sem prejuízo do serviço.

Por essa grande necessidade operacional, há, em contrapartida, uma grande necessidade de melhores atuações e propostas de “teleserviços” oferecidos o que faz crescer, de formatambém significativa, o número de empresas especializadas em teleatendimento, os call centers, hoje também chamados de contact center, que oferecem o serviço para as empresas que querem terceirizar esse tipo de trabalho.

Os operadores de telemarketing atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança,cadastramento de clientes, e outras muitas atividades.

Além da diversidade de conhecimentos básicos, o operador dos chamados
“teleserviços” necessitam ter ótima dicção, clareza de explicações, rapidez entendimento, cordialidade, ênfase de voz, além contar com um alto limiar de paciência e boa vontade.

Essa atividade é realizada, principalmente, via telefone com utilização simultânea de terminais decomputador, sempre seguindo roteiros e scripts planejados e controlados pela empresa para captar, reter ou recuperar clientes sendo, via de regra, direcionada pela resposta do cliente, o que mantém o profissional sempre em estado de atenção e alerta. Necessitam cumprir rigorosamente um script, ter conhecimento para respostas e encaminhamentos e, ainda, estar preocupados no cumprimento a metas,sempre dentro de limites de tempo de atendimento.

Concluindo, o telemarketing é uma atividade necessária e que expõe o trabalhador, a sérios riscos físicos e mais, a sérios riscos emocionais sendo necessária uma política integrada de gestão para dar as melhores condições de trabalho a esse tão importante profissional.

Resumindo: Teleserviços = TELEMARKETING/TELEATENDIMENTO : UMA ATIVIDADE EMCRESCIMENTO - Operador de Teleserviços a prevenção é fundamental e a perfeita gestão Física x Organizacional x Emocional X Legal é fundamental para a sustentabilidade do segmento.

No Estado de São Paulo, são, aproximadamente, 360 mil operadores e 80 % da categoria é formada por mulheres com idade média entre 18 e 30 anos.(*)
(*) Thaynna Góes - diretora de Saúde do Sintratel (Sindicato dos...
tracking img