Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
A odontologia tem a responsabilidade social de dar atendimento e manter a saúde bucal de toda a população brasileira. O descumprimento desse direito é visível em boa parte dos Postos de Atendimento de Saúde, onde a norma geral ainda é a extração, caso precise de outro tipo de serviço é "convidado" a ir a um consultório particular.
A maioria dos brasileiros procura de uma formaalternativa para sua saúde bucal, participando de cooperativas, planos de saúde e convênios odontológicos em geral.
As clinicas são Micro Empresas. O objetivo final da sua organização administrativa seria levar os cirurgiões dentistas a ter alta eficiência ou rendimento, para se resolverem problemas de saúde bucal e garantir clientela suficiente para uma sobrevivência digna de todos.
Cabe a MicroEmpresa odontológica ser eficiente na sua produção, comercialização e prestação de serviços odontológicos, com qualidade e preços compatíveis, atendendo aos desejos e necessidades de sua clientela e tendo uma remuneração de acordo com as necessidades da sociedade onde vive, conseguindo atender às responsabilidades sociais da odontologia que é dar atendimento a todas as pessoas.
Os cliente queremserviços que satisfaçam suas carências, que seja útil e funcional durante o ciclo de vida esperado, com garantia contra defeitos de fabricação, que tenha preço, prazo de pagamento e qualidade competitivos.
Os C.Ds ainda estão trabalhando sem marketing, propaganda e publicidade, em um consultório com uma cadeira só, com o C.D. atendendo em pé, sem auxiliares ou com auxiliares sem funções delegadas,atendendo no Maximo 8 a 10 clientes sentados por dia e com alto custo. Com a produtividade baixa, o preço aumenta e assim a população não pode pagar o preço exigido e os consultórios ficam ociosos. Para que a produção e a renda do consultório aumente significativamente é necessário a implementação do trabalho em equipe, utilizando auxiliares eficientes em U.D.Ts.
Os C.Ds. tem de se preservar,ganhar mais, trabalhando menos através da delegação de serviços em suas auxiliares, obtendo mais qualidade de vida
Houve um aumento muito grande no numero de recém formados e provocou em um primeiro instante a quebra da ética nas relações entre os C.Ds e entre C.Ds e clientes, levou também um crescimento da odontologia de grupo, com o surgimento das cooperativas, empresas de convênios ecredenciamentos. Esse aumento já passou.
Hoje há a necessidade de ser empresário, o que lhe dará maior gestão financeira, melhores meios de se promover, maior clientela, maior produtividade e baixo custo da unidade com qualidade, permitindo situar-se em um contexto de completa responsabilidade social e ao mesmo tempo proporcionando melhor qualidade de vida pra si e sua família.
Os C.Ds não sabem administraradequadamente seu próprio P.T.O, não sabem nem o seu custo fixo e nem quanto ganham, já existe hoje empresar especializadas em assessorar e ajudar na montagem e implementação de seu próprio convenio. As vantagens da odontologia em grupo são inúmeras.
Assim como o C.D tradicional foi substituído pelo C.D. visionário empreendedor, este também esta sendo substituído ou pelo empresário que controlaalguma forma de saber especializado e inovador, ou ainda, pela figura do líder, que baliza suas decisões por padrões de eficiência e competitividade.

Capitulo 2
Eficiência ou rendimento do P.T.O é o resultado da interpolação dos três conceitos básicos que predomina no mundo hoje: produtividade, tempo e custo. Não podemos continuar administrando e trabalhando no consultório odontológico, temosnecessidade direcionar a carreira odontológica de forma muito mais dinâmica. Há uma serie de exigências que visam uma alta produtividade para o atendimento de toda a população, são eles:
Exigências tecnológicas- aparecimento de novas técnicas de produção que impõem novas formas de trabalho com aparelhos melhores, mais...
tracking img