Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ergonomia qualidade de vida no trabalho dgdgsgfgfgfgfgfgfgfgfdfgdsfgsgdsfhruhyrjhfdhnjtutydkjnqwdiwh

qdiqhweiodheiqdheqhd0eqhdiohqeiofhnegfvdsklggOs objetivos constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa.
São eles que indicam o que um pesquisador realmente deseja fazer. Sua definição clara ajuda em muito na tomada dedecisões quanto aos aspectos metodológicos da pesquisa, afinal, temos que saber o que queremos fazer, para depois resolvermos como proceder para chegar aos resultados pretendidos.
Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Como o próprio nome diz, os objetivos gerais são aqueles mais amplos. São as metas de longo alcance,as contribuições que se desejam oferecer com a execução da pesquisa. Em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.
No entanto, para se cumprir os objetivos gerais é preciso delimitar metas mais específicas dentro do trabalho. São elas que, somadas, conduzirão ao desfecho do objetivo geral.
Por exemplo, se o objetivogeral de um projeto é o de contibuir para o estudo de uma dada realidade social, os objetivos específicos deverão estar orientados para esta meta: descrever a realidade; compará-la com outras situações similares; sistematizar os pontos determinantes para sua ocorrência. Cumpridos estes objetivos parciais, certamente o pesquisador conseguirá atingir seu objetivo mais amplo.
Observe-se que a formulaçãodos objetivos - seja dos gerais, seja dos específicos - se faz mediante o emprego de verbos no infinitivo: contribuir, analisar, descrever, investigar, comparar...
Cumpre ainda dizer que os objetivos têm função norteadora no momento da leitura e avaliação do TCC ou da tese. Isto porque, um trabalho acadêmico é julgado, em grande parte, pela capacidade de cumprir os objetivos que se propõem emsuas páginas iniciais. Então, o alerta é: cuidado na hora de estabelecer os objetivos. Além de claros, estes têm que ser exequíveis.
Postado por José Artur Teixeira Gonçalves às 15:53
Marcadores: objetivos, objetivos específicos, objetivos gerais 38 comentários:
Anônimo disse...
Excelente explicação, me ajudou bastante.

Obrigado.

28 de novembro de 2008 11:26
Anônimo disse...sua explicação foi direta e me fez entender o que sao os objetivos gerais e especificos de um trabalho cientifico.
parabens!

2 de março de 2009 14:00
Queila disse...
Muito obrigada. O meu professor e mestre de Metodologia, nem chega aos seus pés!!! PARABÉNS!!

8 de junho de 2009 10:31
Leo La Selva disse...
ótimo post! com certeza me ajudou bastante a esclarecer diversas dúvidasqto a minha pesquisa.

obrigado!

30 de julho de 2009 17:07
José Artur Teixeira Gonçalves disse...
Prezados Leo e Queila!
Obrigado pelos comentários. Fico feliz que tenha ajudado, de alguma forma. Pelo que vi em seu perfil, Leo, está fazendo um trabalho em Antropologia Urbana? Como vai a pesquisa? Mande notícias. Um grande abraço!

31 de julho de 2009 18:33
Anônimo disse...Obrigado Professor, ajudou bastante.
Alberto - Santo André - SP.

31 de agosto de 2009 22:47
Anônimo disse...
Muito objetiva esta explicação, valeu!!!!!!!!!!Jacj Peixoto Gov.Valadares-MG

9 de setembro de 2009 17:02
Amor verdadeiro disse...
Parabens me ajudou muito! Fica na Paz de Jesus!

20 de setembro de 2009 19:12
Anônimo disse...
oi , gostei do que vi e me ajudoubastante, embora ainda não estou a escrever a minha monografia mas me ajudou a fazer um trabalho da faculdade, e quero saber como posso fazer para ter mas materia. obrigada por tudo e fique com Deus

15 de outubro de 2009 21:13
Carla disse...
Olá,

Gostaria de saber como cito uma ata em um projeto, não encontrei nas normas como devo fazê-la. Obrigada.

29 de outubro de 2009 00:05...
tracking img