Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Ergonômica do Trabalho ou Laudo Ergonômico?
Análise Ergonômica
Hoje falaremos sobre meios de análise em ergonomia, mais especificamente a discussão sobre denominações para os meios de análise: Análise Ergonômica do Trabalho ou Laudo Ergonômico?
Ambas denominações são comuns no meio empresarial e causam inclusive confusões entre alguns profissionais que atuam na área. Começaremos poralgumas constatações de nossa vivência prática.
A palavra “Laudo” denota resposta a um conjunto de questionamentos ou itens de conformidade ao qual se deve apresentar uma investigação e resposta (seja de solução ou de opinião). Nesse sentido teríamos no Laudo Ergonômico um documento que responde todas as questões ergonômicas relativas à uma situação de trabalho. Em partes, pois na prática não é oque se abserva habitualmente.
Um “Laudo” geralmente é solicitado mediante uma solicitação do auditor fiscal do trabalho, quando encontrada alguma irregularidade, alguma situação de não conformidade. Aproxima-se mais do sentido de perícia.
Obviamente que sempre que um laudo é solicitado espera-se respostas a todos os itens observados, mas não necessariamente todos os itens que circundam umasituação de trabalho, atributos da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
O termo Análise Ergonômica do Trabalho ou Estudo Ergonômico do Trabalho denota investigação de maior amplitude e profundidade, com objetivos mais amplos. A Análise Ergonômica do Trabalho é requisito OBRIGATÓRIO na legislação brasileira, perante a Norma Regulamentadora número 17 do Ministério do Trabalho, a NR-17.
A metodologia deAnálise Ergonômica do Trabalho prevê “análise da demanda”, “análise de tarefas” e “análise das atividades” dos trabalhadores, com objetivo de modificar as situações de trabalho por meio da compreensão do mesmo, com envolvimento dos trabalhadores no processo de análise. Discutiremos estes itens de maneira mais ampla em um outro tópico, mas de maneira suscinta temos:
◦Análise da demanda>>identificação do fator ou conjunto de fatores que geram solicitação para determinada análise. Envolve identificação de índices de absenteísmo, afastamentos, indicadores sociodemográficos dos trabalhadores, operacionais, entre outros;
◦Análise da tarefa>> descrita como a “prescrição do trabalho”; aquilo que a empresa determina como tarefa de trabalho ao funcionário, os procedimentos operacionais edispositivos técnicos que o mesmo dispõe para realização de sua função na empresa;
◦Análise da atividade>> descrita como “trabalha real”. Mediante determinada situação de trabalho, com os meios operacionais e técnicos que dispõe, como é realizada a atividade de trabalho? Como realmente ocorre?
Em qualquer forma de trabalho, deve-se sempre optar pela figura do especialista como ferramenta essencial noprocesso de compreensão e transformação das situações de trabalho. A ergonomia deve sempre focar o ser humano como agente prioritário, como a definição mundialmente utilizada, adaptar o trabalho ao homem e não o contrário.
Quando um trabalho de ergonomia é bem realizado todos os agentes envolvidos ganham: a empresa porquê obtém melhores índices de satisfação, menos problemas com doenças ocupacionaise conseqüentemente maiores ganhos financeiros; os trabalhadores, por meio da melhoria das condições de trabalho maior saúde, maior satisfação e melhor desempenho de sua função sem detrimento da condição física e/ou psicológica; a sociedade, pois os afastamentos consomem os cofres públicos com indenizações e auxílios doenças concedidos pelo INSS.------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você sabe o que é Risco Ergonômico?
Conceitos
Mais uma vez caros leitores, venho tratar de um assunto tão importante quanto controverso; porém, extremamente atual e relevante: o Risco Ergonômico.
O campo de estudo e de trabalho em ergonomia, por si, já é bastante controverso. Costumo dizer à alguns clientes que...
tracking img