Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA 3

Os principais tributos pagos pelas empresas

Para administrar uma empresa no Brasil, seja ela pequena, média ou grande, não basta o empresário ter um foco apenas no lucro, é necessário também ter um bom planejamento tributário. Atualmente, o contribuinte paga 59 tributos, dentre taxas, tarifas e contribuições, além de 93 obrigações acessórias que devem ser cumpridas para efetivar ospagamentos dos tributos. Saiba quais são as principais arrecadações federais e estaduais recolhidas anualmente.
FEDERAL
COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social) – incide sobre o faturamento mensal da empresa. Tem alíquota de 3% para as empresas tributadas com base no lucro presumido, alíquota de 7,6% para aquelas tributadas com base no lucro real e 4% para as instituiçõesfinanceiras e assemelhadas.
CSLL (Contribuição sobre Lucro Líquido) – para as pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido, a base de cálculo corresponderá a 12% ou 32% da receita bruta da venda de bens e serviços. Para as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real e o lucro contábil, a alíquota é de 9%.
IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) – incide sobre proventos de qualquernatureza. Pode ter como base de cálculo o Lucro Real, no qual a base de cálculo é o lucro contábil ou o lucro presumido. O IRPJ tem a base de cálculo correspondente a um percentual aplicável sobre a receita bruta.
IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) – incide sobre a saída de produtos de fabricação própria pelo estabelecimento produtor, importador e/ou equiparado a industrial. A alíquota variade acordo com o produto industrializado.
INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) – incide sobre a folha de pagamentos. A alíquota da empresa fica entre 20% ou 15%, depende de cada situação.
P.I.S. (Programa de Integração Social) – incide sobre o faturamento mensal. Alíquota de 0,65% para as empresas tributadas com base no lucro presumido e 1,65% para as empresas tributadas com base nolucro real. As entidades sem fins lucrativos contribuem com 1% sobre a folha de pagamento.
ESTADUAL
ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços) – incide sobre operações relativas à circulação de mercadorias e dos serviços de transporte intermunicipal, interestadual e de telecomunicações. A alíquota geral é de 18%. No Regime Simplificado, a incidência é sobre a receita bruta e aalíquota é de até 2.456,50 UFIR.
Quando você está ciente de quais tributos incidem sobre a empresa, é possível administrar melhor a carga tributária e investir mais qualitativamente seus ganhos.
Destacamos nesse post alguns dos principais tributos presentes na carga tributária das empresas brasileiras, se você acha que ficou faltando algum ou quer obter mais informações sobre o planejamentotributário, deixe seu comentário!
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.
http://msbrasil.com.br/blog/tributos/os-principais-tributos-pagos-pelas-empresas/

PASSO 1

CONTABILIDADE

Na evolução da contabilidade várias correntes de pensamento dentro do contexto econômico e social do próprio tempo foram se desenvolvendo e ampliando-se, destacando-se várias linhas de pensamento, entre as quais se destacam oContismo, cujo foco erma as contas;  o Personalismo, as contas personificadas; o Controlismo, o controle; o Aziendalismo, as aziendas, a partir do patrimonialismo.

A contabilidade estuda as transformações da riqueza patrimonial, observando como esta se comporta, mas também observa como ocorrem os demais fenômenos que favorecem as transformações, pois com isso ela torna-se capaz de proporcionar ricosresultados da sua ação, principalmente no campo da decisão gerencial, propiciando as organizações alavancar seus projetos institucionais através do bom conhecimento de sua estrutura patrimonial.

Objetivamente falando, Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro dos atos e fatos de uma administração econômica, servindo como ferramenta para o...
tracking img