Ergonomia no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTANA
ANDREIA CRUZ DE SOUZA

ERGONOMIA NO AMBIENTE DE TRABALHO

PONTA GROSSA
2012

ANDREIA CRUZ DE SOUZA

Como o profissional de Secretariado Executivo pode contribuir para que a empresa estabeleça ações da ergonomia no ambiente de trabalho.

PONTA GROSSA
2012

Como o profissional de Secretariado Executivo pode contribuir para que a empresa estabeleça ações da ergonomiano ambiente de trabalho.

Andréia Cruz de Souza

RESUMO: Este é um artigo escrito para a disciplina de Tópicos Especiais do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo. O objetivo deste artigo é mostrar que o profissional de secretariado executivo é um profissional que tem se destacado não apenas pelas suas atribuições do dia a dia mostrando que com o passar dos tempos este profissionalfoi aumentando cada vez mais os seus conhecimentos deixando de ser apenas um apoio dos seus superiores e começou a introduzir novas metodologias dentro da empresa, auxiliando a empresa a estabelecer ações de melhoria no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: secretariado executivo, ergonomia, profissional.

ABSTRACT: This is an article written for the course Special Topics Course of Bachelor ofExecutive Secretariat. The objective of this paper is to show that the professional executive secretariat is a professional who has excelled not only for their day to day tasks showing that with the passage of time this work was continually increasing their knowledge rather than just one support of his superiors and began introducing new methodologies within the company, helping the companyestablish improvement actions in the workplace.

KEYWORDS: executive secretariat, ergonomics, occupational.

1- Introdução

O profissional de secretariado executivo vem se descobrindo cada vez mais além de tomar decisões, exercer liderança, realizar controles ele buscar agora ações de melhoria do ambiente de trabalho, não pensando apenas em sim mesmo mais nos demais colabores da empresa,visando um ambiente saudável com pessoas saudáveis com isso diminuindo o número de ausências dentro da empresa.
As empresas estão em constantes mudanças devido às exigências de um novo modelo empresarial e com isso os secretários executivos estão realizando funções que antes não eram atribuídas a eles.
Dessa forma, o presente trabalho relata o Secretário Executivo como um profissional capaz de exercermais que suas atribuições na empresa sendo um contribuinte na elaboração de melhorias no ambiente de trabalho visando ações de ergonomia.

2- O Profissional de Secretariado Executivo

Com a mudança do mercado de trabalho, o profissional de secretariado começou a acompanhar toda a mudança nesse mercado concorrido e foi se ajustando às novas exigências exercendo inúmeras funções dentro dasempresas buscando sempre a melhoria na elaboração de suas atividades. Ao passar do tempo acorreram grandes mudanças neste profissional que deixou de ser apenas aquela pessoa que atendia telefone e anotava recados para um profissional que toma decisões, que trabalha em equipe, começou a opinar em algumas situações buscando sempre conhecer cada vez mais não só seu ambiente de trabalho com a empresacomo um todo.
Gerenciando a realização de projetos e contribuindo para aqueles que já existem como projetos na melhoria da saúde dos colabores e melhoria do ambiente onde trabalham utilizando técnicas, sendo organizado com direção e controle. Colocando em prática suas melhores competências como inteligência emocional e relacionamento interpessoal.

3- Ergonomia

O termo ergonomia é muitoutilizado e segundo Mendes e Leite (2008) surgiu em 1948 devido um projeto de uma cápsula espacial norte americana quando o homem tentou adaptar qualquer tipo de máquina ou situação ás características humanas. Com isso mostrando que o fundamental não é adpatar o homem ao trabalho mas, ao contrário, melhorias o ambiente do trabalho para o homem.
De acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia...
tracking img