Provas antigas klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE MATERIAIS I – EMC 5711
FASE 2 DE 2001. DATA: 30/07/2001 – Prof. Aloisio N. Klein, Dr.-Ing.

1) Suponha os elementos químicos Magnésio e Oxigênio. O Magnésio tem número atômico 12 e massa atômica 24,31. O Oxigênio tem número atômico 8 e massa atômica 16,00.
a) Quais os tipos de ligações químicas possíveis de se formar com estes elementos (magnésio commagnésio; oxigênio com oxigênio; magnésio com oxigênio)? (1,0 ponto)
b) Quais as diferenças básicas em termos de propriedades dos produtos formados no item a acima? (1,0 pontos)
c) Qual a massa em gramas de um mol de óxido de magnésio? (0,5 pontos)
d) Sabendo que a densidade do óxido de magnésio é 3,6 g/cm3, calcule o volume ocupado por 1 mol de óxido de magnésio? (1,5 pontos)

2) O módulode elasticidade de um dado tipo de aço é de 210.000 N/mm2. Qual a deformação elástica que sofre um arame deste aço com diâmetro de 5,17mm, quando aplicamos uma tensão de 400 N/mm2 ? (1,0 ponto)

3) Um determinado material cerâmico, ensaiado de acordo com a norma ISO (International Standart Organization) apresentou uma resistência à ruptura por flexão de 560 N/mm2. Segundo a norma, o corpo deprova com secção quadrada de 10mm x 10mm, é ensaiado por flexão em três pontos, com 25 mm entre os apoios. Calcule a carga (força) em N, para a qual o corpo rompeu? (1,0 pontos)

(rup = 3QL / 2bh2 (para secção retangular)

(rup = 2,546QL / D3 (para secção circular)

4) Obtemos um material compósito quando misturamos fases com propriedades muito distintas, insolúveisentre si. Por exemplo, a mistura de uma fase cerâmica com uma fase metálica, como é o caso do metal duro. Para a produção do metal duro misturamos pó de carbeto de tungstênio (WC) com pó do metal cobalto. A mistura dos pós é convertida em peças pela compactação em uma matriz (aplicação de carga, ou seja, pressão). Estas peças são submetidas a um tratamento térmico chamado sinterização, no qual aspartículas de pó se unem entre si conferindo resistência mecânica às mesmas. Estas encontram aplicação como pastilhas de brocas de mineração, matrizes de conformação mecânica, e outras aplicações onde se requer elevada dureza e resistência ao desgaste, combinada com apreciável tenacidade. O que você acha que almejamos quando produzimos um material compósito? Qual seria a função do metal misturadoao carbeto? (2,0 pontos).

5) O que é tensão de escoamento de um material metálico e como determinamos esta tensão quando o material não apresenta um patamar definido? OBS: pode utilizar-se de gráficos para responder a questão. (2,0 pontos)

BOA SORTE!
FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE MATERIAIS I – EMC 5711
Prova 1 - 2002. Data: 08/04/2002
Prof. A. N. Klein, Dr.-Ing.
1) Suponha os elementosquímicos Cálcio e Oxigênio. O Cálcio tem número atômico 20 e massa atômica 40,08. O Oxigênio tem número atômico 8 e massa atômica 16,00.
1) Qual o tipo de ligação química que se forma entre os elementos: cálcio com cálcio; oxigênio com oxigênio; cálcio com oxigênio? (1,0 ponto)
2) Quais as diferenças básicas em termos de propriedades dos produtos formados no item a acima? (1,0 ponto)
3) Quala massa em gramas de um átomo grama de óxido de cálcio? (0,5 ponto)
4) Você acha que o óxido de cálcio é um produto molecular ou sólido cristalino? Qual a diferença básica entre um produto molecular e um sólido cristalino em termos de ligação química? (1,0 ponto)
5) Quais as diferenças básicas entre a ligação metálica e as demais ligações químicas primárias? (1,0 ponto)
2) O módulo deelasticidade E de um dado tipo de aço é de 210.000 N/mm2. Num ensaio de tração de um arame deste aço, quando aplicamos uma força F = 2.100 N, obtemos uma deformação elástica de 0,01mm/mm.
a) Qual a área A da seção transversal do arame ? (1,0 ponto)
b) O que é módulo de elasticidade ? (0,5)
3) Um determinado material cerâmico, ensaiado de acordo com a norma ISO (International Standart...
tracking img