Ergonomia no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia no Ambiente de Trabalho

HISTÓRICO DA ERGONOMIA
A ergonomia nasce da constatação de que o Homem não é uma máquina como as outras, diferentemente do que propôs Descartes e La Mettrie noséculo XVII pois:
- ele não é um dispositivo mecânico;
- ele não transforma energia como uma máquina a vapor;
- seu olho não funciona como uma célula fotoelétrica;
- seu ouvido não é sensível aossons apenas como um microfone e um amplificador;
- sua memória não funciona como a de um computador;
- os riscos a que está submetido no trabalho não são análogos aos de um dispositivo técnico, apesarde termos análogos aplicados ao Homem e à máquina: fadiga, desgaste, envelhecimento, polias, válvulas, juntas, bombas, tubos.
E quando é que se começou a pensar que o homem era uma máquina como asoutras?
Até o século XV o homem, na tradição cristã, ocupava o centro do universo. Tinha sido criado à imagem e semelhança de Deus e seu corpo sempre foi objeto de respeito. A dissecação de cadáveresera rigorosamente proibida pela Igreja Católica.
Todo o restante do universo tinha sido criado especificamente para seu uso e gozo.
Com a demonstração, por Galileu, de que a terra não era mais ocentro do universo, a verdade revelada perde sua importância. Um intenso ceticismo toma conta de todos os pensadores, pois tinha ficado patente que os nossos sentidos podem nos enganar. Afinal, nossossentidos sempre nos indicaram de que era o sol que se movia ao redor da terra. E nem mesmo a nossa razão foi capaz de corrigir este erro. Logo, lança-se uma dúvida sobre os sentidos e a razão.Descartes leva esta dúvida a extremos: doravante tudo tem que ser submetido a uma verificação já que estava perdida a fé na tradição. Se por um lado o homem sofre um intenso golpe no seu narcisismo, por outroisto permite que seu corpo seja estudado como um objeto qualquer como os vários outros que compõem a natureza só que animado por uma alma.
Com o desenvolvimento de engenhos mecânicos que se...
tracking img