Estudo noe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE JOVENS – 15/02/06


A JUSTIÇA DE DEUS - EZEQUIEL 14 – 12:23



A mensagem do texto fala de um juízo de Deus para uma terra pecadora. Não precisamos reforçar o quanto o mundo é esta terra pecadora que tanto entristece a Deus, e que o juízo para tais pecados já está posto, o que nos alerta neste texto são as três personalidades que o Senhor esperar encontrar para que possaSALVAR. Se olharmos os texto com a nossa compreensão limitada, pois nosso entendimento não chega a plenitude da de Deus, acharíamos que seria uma injustiça Deus não salvar um filho (a) de Noé ou de Daniel ou de Jô. Mas Deus é JUSTO em seus feitos. Da mesma forma, sua misericórdia também excede a nossa, pois Ele não julga como nós. Nós muitas vezes não perdoamos por completo erros pequenos de nossossemelhantes, e muitas vezes trazemos a tona tais defeitos, mas Deus quando perdoa, Ele apaga de vez toda mancha, por ELE AMA. Aleluia !
Então, vemos que se Deus encontrar no meio desta terra pecaminosa, alguém com as características de Nóe, Daniel ou Jô, Ele irá livrar do juízo. Não adianta eu dizer que sou filha de Nóe, ou que conheço Daniel e sua história, Deus não irá me livrar do juízo com esteargumento. Nosso argumento/justiça diante de Deus é trapo de imundícia, como já disse Paulo. Deus quer ver em mim a característica destes servos, não só ver, mas testemunhar que vivo estas características.

Vejamos então, que características são estas:


NOÉ

Muitos de nós encontramos dificuldades em dedicar-nos a qualquer empreendimento, seja ou não dirigido por Deus, ou afastamo-nosquando surge alguma oposição. Noé obedeceu a Deus e trabalhou no mesmo projeto por um período superior à nossa expectativa de vida. Nossa expectativa de vida hoje é no máximo 80 anos, o que passa disto é enfado e canseira, com já disse o Salmista. Noé trabalhou na construção da arca por mais ou menos 100 anos. Imaginemos nós, trabalharmos uma vida, na expectativa de um empreendimento que ainda iráacontecer, pois naquela época não chovia, então pra quê um barco, e daquela dimensão ? Isto é FÉ. O nosso único empreendimento semelhante ao de Noé é a nossa própria vida. Talvez essa seja a maior lição e o maior desafio que o exemplo de Noé pode mostrar-nos: devemos viver na obediência e na dependência da ajuda de Deus.




Informação sobre poesia hebraica
Não é surpreendente que uma grandeparte do livro de Jó esteja na forma de poesia hebraica. A poesia tem sido descrita como a linguagem do coração e o livro evidencia uma personagem que está em grande angústia, tanto pelo sofrimento real como pela ignorância da razão do seu sofrimento. É portanto imperativo que o leitor tenha algum conhecimento da poesia hebraica.
Diferente do verso moderno que é reconhecido como poesia por causade rima ou de metro, a poesia hebraica não depende de nenhum deles. Em vez disso, a poesia hebraica emprega um artifício conhecido como paralelismo. Há três tipos comuns de paralelismo:
1. Sinônimo - a segunda linha do dístico (grupo de dois versos) repete o pensamento da primeira linha (por exemplo, 4:7; este é o tipo mais comum de paralelismo no livro de Jó).
2. Antitético - a segunda linha dodístico forma um contraste com a primeira linha (por exemplo, 16:20).
3. Sintético - a segunda linha completa ou aumenta o pensamento da primeira (por exemplo, 4:9, 19:21).
Propósito do livro
Naturalmente, o livro inteiro trata do problema da dor e do sofrimento. Jó volta-se particularmente para o problema do sofrimento inocente.
Ao mesmo tempo, parece que este problema é ocasião para umalição sobre viver pela fé. O livro é uma afirmação da glória e perfeição do Senhor, aquele que é digno de ser adorado e louvado. Observe que a acusação de Satanás concernente ao "serviço egoísta" de Jó é, na realidade, uma acusação contra o próprio Deus. Satanás está afirmando que não há outra razão para um homem servir a Deus se não pelas bênçãos físicas e assim Deus precisa subornar o homem com...
tracking img