Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas. Revolução de 1930
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República velha, conhecida hoje como o primeiro períodorepublicano brasileiro. Caracterizada por uma forte centralização do poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha tinha grande embasamento na economia cafeeira e, portanto, mantinha vínculos com grandes proprietários de terras.
Existia, de acordo com as políticas do "café-com-leite", um revezamento entre ospresidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas na presidência do Brasil. O presidente de um partido era influenciado pelo outro partido. Assim, dizia-se: "nada mais conservador que um liberal no poder".
Nomeado presidente, Getúlio Vargas usufruia de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, começou a tomar políticas demodernização do país.
Ao tomar posse como chefe do Governo Provisório, Getúlio assinou um decreto dissolvendo as Assembléias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais de todo o país. Os governadores estaduais e prefeitos municipais foram substituídos pelos interventores, recrutados entre os tenentes.

A época de maior crescimento da Saúde no Brasil ocorre durante a era Vargas, tendo sidocriados vários hospitais e centros médicos. A revolução de 1.930 trás novos conceitos sociais, especialmente no tocante à assistência previdenciária e médica aos trabalhadores. É criado o Ministério da Educação e Saúde e as caixas são substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs), que, por causa do modelo sindicalista de Vargas, passam a ser dirigidos por entidades sindicais e nãomais por empresas como as antigas caixas. Suas atribuições são muito semelhantes às das caixas, prevendo assistência médica. O primeiro IAP foi o dos marítmos. A União continuou se eximindo do financiamento do modelo, que era gerido pela contribuição sindical, instituída no período getulista.
Quanto ao ministério, ele tomou medidas sanitaristas como a criação de órgãos de combate a endemias enormativos para ações sanitaristas. Vinculando saúde e educação, o ministério acabou priorizando o último item e a saúde continuou com investimentos irrisórios. Os surtos epidêmicos, que já se faziam presentes, se intensificaram, devido piora das condições de vida, decorrentes principalmente, do excesso populacional e da falta de infra-estrutura sanitária. Enfim, vitorioso o movimento, foramefetuadas mudanças na estrutura do estado. Estas objetivavam promover a expansão do sistema econômico estabelecendo-se, paralelamente, uma nova legislação que ordenasse a efetivação dessas mudanças. Para isso o presidente suspendeu a vigência da Constituição de 1891 e passou a governar por decretos até 1934, quando o Congresso Constituinte aprovou a Nova Constituição. No conjunto de reformas realizadopor Vargas, a área sanitária passou a compartilhar com o setor educacional um ministério próprio, o Ministério da Educação e Saúde. Instalado em novembro de 1930, teve como primeiro titular o advogado Francisco Luis da Silva Campos. Foram criados também o “Ministério do Trabalho”, o da “Indústria e Comércio”, e juntas de arbitramento trabalhista. As medidas adotadas pelo Estado em relação àsatividades de saúde sob a intervenção do Ministério da Justiça e Negócios Interiores passaram à responsabilidade do recém-criado Ministério da Educação e Saúde, cujas ações promoveriam, a partir de então, mudanças significativas na área de saúde através da organização, em âmbito estadual, dos departamentos de saúde e da criação de hospitais, centros e postos de saúde sob a coordenação do DNS. Com a...
tracking img