Era vargas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1981 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Era Vargas.

Crise de Superprodução: o ano de 1929 foi especialmente dificíl para os cafeicultores brasileiroa. A produção de café daquele ano atingiu, aproximadamente, 21 milhões de sacas, mas apenas 14 milhões delas foram exportadas. A principal causa dessa queda tão brusca das exportações cafeeiras foi a crise mundial do capitalismo.
Em 1929. comovimos na unidade anterior, vários países foram abalados por uma grave crise econômica. O principal motivo dessas dificuldades foi a superprodução da indústria norte-americana, que cresceu mais do que as necessidades de seu mercado internacional podia comprar.
O grande marco dessa crise de superprodução foi a queda das ações das grandes empresas na Bolsa de Valores de Nova York. Como as açõesperderam quase todo o seu valor, empresas e bancos foram á falência e milhões de trabalhadores norte-americanos ficaram desempregados.
Sem poder vender, os comerciantes norte-americanos também deixaram de compra. Isso afetou gravemente a economia dos países que dependiam de exportações para os Estados Unidos. Foi o caso do Brasil, que deixou de vender milhões de sacas de café para o mercadonorte-americano. O preço da saca de café despencou, caindo em mais de 50% entre 1929 e 1930. Foi um desastre econômico que levou muitos cafeicultores á falência.
A crise do café afetou diversos setores da economia brasileira da época, pois nesse produto estava investida a mior parte do capital das elites econômicas. A cafeicultura era a atividade econômica mais dinâmica, pelo valor de sua exportação epor toda a importação que custeia. Sendo produzido em unidades monocultoras, as fazendas de café são os principais núcleos de consumo das safras de alimentos. É também o café que move o sitema de transportes, que implanta as estradas, ferrovias e portos, essencialmente paraservi-lo.(...)É também com capitais oriundos do café que se fazem indústrias, que se urbanizam cidades e que se moderniza avida social. Assim, a crise da economia agroexportadora cafeeira afeta (...) do lavrador enxadeiro ao operário fabril, do financista portuário do banqueiro e ao empresário fabril.
O governo provisório: Getúlio vargas chegou há presidência da república em 1930 e permaneceu no poder até 1945. Ocupou novamente a presidência entre 1950 e 1954.
Vargas foi, provavelmente, uma das personagens da políticanacional de maior expressão na história republicana. Até hoje, as ações de seu governo são referências importantes nos debates políticos e sociais. Nacionalismo, populismo, estatização econômica, autoritarismo, paternalismo político, legislação trabalhista, controle ou liberdade sindical são alguns dos temas que podem ser relacionados ao governo Vargas.
A vitória do movimento de 1930 deu inícioa uma fase na história do Brasil Marcada pela liderança política de Getúlio Vargas. Esse período ficou conhecido como Era Vargas ou período getulista, e se estendeu até 1945.
Durante esses 15 anos, ocorreram significativas transformações polítici-sociais no país, principalmente em função do novo rumo das políticas públicas. A população urbana cresceu em relação á agrária, a importância daindústria na economia nacional se ampliou e o poder dos empresários das cidades aumentou, em comparação com o poder dos produtores rurais.
Os setores médios urbanos (pequenos empresários, profissionais liberais etc.) e o operariado cresceram en número e conquistaram maior importância na vida política do país.
Os historiadores dividem o período getulista em três fases: governo provisório (de 1930 a1934), governo constitucional (de 1934 a 1937) e governo ditatorial (de 1937 a 1945).
Governo provisório: Ao chegar á presidência da república, Vargas tomou medidas para assumir o controle político do país. Entre suas primeiras providências destacam-se: a suspensão da constituição republicana de 1891, o fechamento dos orgãos do poder legislativo (Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e...
tracking img