Era feudal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema feudal



Objetivo: aqui inicia-se mais uma etapa da história ocidental, e veremos detalhes sobre o sistema feudal, suas origens, o auge e porque acabou.como era a vida das pessoas.Também as transformações que o feudalismo sofreu e como influenciou as gerações futuras.



Pré-requisito: acompanhar os capítulos seguintes.


Fundamentos da idade média: o Sistema feudalAs duas fases da Idade Média



O feudalismo é o elemento que define esta parte da história,é uma fase singular devido a servidão.coincidentemente a Idade Média está ligada com a formação,desenvolvimento e declínio do trabalho servil.É dividida em:



Alta Idade Média ( séc. V-XI), esta fase vai desde a queda de Roma e formação dos reinos germânicos no Ocidente até o início dascruzadas contra o Islão, a servidão começa a surgir e tomar forma ,para depois se tornar sólida e espalhar-se.



Baixa Idade Média (séc. XI-XV), esta fase começa com a primeira Cruzada até acentralização do poder real e a expansão ultramarina européia.nesta fase tem-se o renascimento comercial e urbano,orientando assim a vida econômica.nesta época ocorre o apogeu e também a crise que leva aoseu declínio.


Como surgiu o feudalismo



O feudalismo surgiu depois da desintegração do império Romano,devido as invasões bárbaras, no século V.mas estes invasores não destruíram tudo dacivilização romana, pois as novas sociedades que estavam surgindo, eram uma mistura de povos,dos conquistadores e dos conquistados.



A sociedade feudal na Europa teve características romanas.umadelas foram as vilas.ou, seja as grandes propriedades de terras que mais a frente deram origem aos feudos;o cristianismo, organizado pela igreja Católica, que ajudou e muito a preservar a culturagreco- românica, e que tinha o poder cultural da época.



FEUDALISMO PROPRIAMENTE DITO



A Produção era de subsistência.a principal fonte de renda era o feudo, ou seja, a terra.o dono da...
tracking img